O Brasil é um país tropical, isso implica dizer que por aqui chove bastante no verão, por conta das temperaturas mais elevadas. A pintura dos carros é a parte mais afetada pelo clima, e necessita de cuidados preventivos para que se mantenha original.
Confira dicas para cuidar da pintura do seu carro em dias de chuva, de acordo com Ricardo Vettorazzi, gerente técnico da divisão de repintura automotiva da PPG, conhecida por produzir tintas e vernizes para o meio automotivo.
Atenção na hora de lavar
Quando for lavar seu carro, escolha bem os produtos que irá usar. O shampoo precisa ser com pH neutro, e não se deve deixar substâncias que contenham álcool, gasolina, e outros solventes, encostarem na pintura. Ao terminar de lavar, é importante secar seu veículo, de preferência usando um pano de microfibra, para evitar o acúmulo de sujeiras e manchas na pintura.
“No caso de eventual queda de produtos de limpeza ou qualquer outro material (em particular, fezes de aves), é importante lavar a área afetada imediatamente com água”, afirma Vettorazzi.
Utilização de capas e protetores
Caso não tenha uma garagem coberta, ou precise deixar o carro na rua, pode ser interessante para proteger a pintura comprar uma capa de proteção, que além de manter seu veículo seco, ela impede que a poeira fique presa nele.
Caso você tire a capa, use o carro e chova durante seu uso, o melhor a se fazer é lavar o veículo antes de colocar a capa nele, para que ele se mantenha limpo.“Além disso, a limpeza do veículo deve ser realizada antes do uso desse tipo de proteção. Cobrir um carro com a umidade das chuvas pode causar manchas”, alertou Ricardo.
Há outras opções também como o uso de PPF (Paint Protection Film), que protege a pintura contra arranhões e outros desgastes, entretanto é um método mais caro.
Cuidado onde for deixar o carro
Em períodos de chuvas, não se engane, deixar o carro parado embaixo de uma árvore não é o ideal, pois as folhas e flores caem molhadas e secam presas no seu veículo. Sem contar o perigo de galhos ou até da árvore inteira cair em cima. É importante também não deixar o carro tomar chuva com frequência, já que muitas vezes vem acompanhadas de granizo, que danificam a lataria, e podem trincar os vidros
Também não é ideal parar próximo a obras e construções, pois produzem muita poeira, que quando seca, além de sujar pode danificar a camada de verniz da pintura. Melhor seria estacionar em um local fechado, mesmo que seja pago, ainda sairá mais barato que pintar seu veículo novamente.
“É importante observar também se o ambiente é limpo e livre de possíveis contaminações, como seiva de árvore, sujeira intensa ou até mesmo de névoa de tinta, causada por uma possível pintura de portão”, orienta o gerente técnico.
É sempre bom se atentar aos riscos de alagamentos e enchentes, que além de causar sérios danos aos veículos, coloca em risco a segurança das pessoas. Esteja sempre ligado de onde está deixando seu carro, se aquela área é ou não de risco.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!