x
UAI
ENTENDA O CASO

Memphis condenado: veja se atacante do Corinthians pode dirigir no Brasil

Jogador foi flagrado dirigindo embriagado em Mônaco em agosto de 2024; atacante pede desculpas através das redes sociais

Publicidade
Conheça quais são os carrões dos jogadores do Corinthians
Conheça quais são os carrões dos jogadores do Corinthians Foto: Reprodução/Edição/Equipe Vrum

O atacante Memphis Depay, do Corinthians, foi condenado a quatro meses de prisão, nesta quarta-feira (5), por dirigir bêbado em Mônaco. O caso aconteceu em 6 de agosto de 2024, quando o holandês foi pego conduzindo um Rolls-Royce sob efeito de álcool. Apesar da pena, o jogador só ficará atrás das grades se cometer outra infração de trânsito no principado.

Memphis Depay, por outro lado, terá de pagar uma multa de 9 mil euros (na cotação atual, cerca de R$ 54 mil) e não pode dirigir em Mônaco pelos próximos dois anos. Mas será que o atleta está proibido de conduzir um carro em território brasileiro? 

Para responder esta pergunta, o Portal Vrum consultou Pablo Cardoso, advogado especialista em trânsito. Segundo o profissional, Memphis ainda pode recorrer da decisão promovida pelo Tribunal Criminal de Mônaco. Ainda assim, mesmo que aceite a pena, o atleta não deve sofrer com as consequências no Brasil. Já quanto à multa, o jogador não terá como escapar do pagamento. 

"O Brasil, normalmente, não aplica automaticamente as penalidades de outros países, a menos que haja um tratado. Por exemplo, quando se toma uma multa internacional, muitas vezes a multa não é cadastrada no prontuário do veículo do Brasil, mas o valor da multa fica em aberto no país de origem, vindo essa cobrança por outros meios", disse Pablo Cardoso. 

De acordo com o especialista, as autoridades de Mônaco teriam que realizar um comunicado formal para pedir que a pena fosse aplicada no Brasil. Na sequência, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) seria obrigado a abrir um processo administrativo para avaliar o caso. Enquanto isso, o jogador não teria problemas para dirigir pelas vias brasileiras.  

Memphis se pronuncia

Após a decisão repercutir na imprensa internacional e do Brasil, Memphis Depay usou as redes sociais para se desculpar. Através do Instagram, o atacante admitiu que estava alcoolizado quando foi abordado pela polícia de Mônaco.

"Eu gostaria de vir aqui e me desculpar. No último verão, durante minhas férias em Mônaco, eu cometi um erro e decidi dirigir para casa após tomar algumas bebidas em um restaurante. Eu deveria ter pego um táxi, mas não fiz e gostaria de me desculpar e assumir total responsabilidade pela minha ação. 2024 foi um ano de lições e eu com certeza aprenderei com essa. 2025 nós faremos melhor", escreveu o jogador.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!