A chegada de Pulse e Fastback com motorização híbrida leve foi um dos pontos altos da Fiat em 2024. Entretanto, alguns meses com as novidades nas ruas, muitos clientes acusam a marca de problemas e defeitos na parte híbrida.
Segundo a Auto Esporte, e confirmado pela reportagem do Vrum, a Stellantis irá apresentar atualizações em breve para seus produtos híbridos, mas não declarou o que será realizado, nem como.
É possível que as melhorias, ou modificações, sejam realizadas quando os carros voltarem aos concessionários para realizarem as revisões programadas. Essa situação não configura um caso de recall, já que não compromete a segurança dos passageiros do carro, ou de terceiros.
De acordo com a Fiat, não é nem possível chamar o que acontece com Pulse e Fastback híbridos de problema, afinal, não compromete o funcionamento do veículo, mas sim uma característica.
Como é o sistema híbrido-leve da Fiat?
O sistema híbrido é complexo e conta com duas baterias de 12 Volts: A tradicional de chumbo e a “novidade”, que é uma bateria de íon-lítio, posicionada abaixo do banco do motorista. Além disso, há ainda o motor elétrico, que faz a função de alternador, motor de partida, transforma energia cinética das rodas durante as frenagens para abastecer as baterias e ainda entrega torque auxiliar para o motor a combustão (T200). Essa função de auxílio é chamada de e–assist.
A missão da central eletrônica é compreender qual função priorizar no momento. Caso a bateria de chumbo esteja precisando ser recarregada, o sistema irá priorizar esta função, até para manter ar–condicionado, central multimídia, faróis, e demais componentes em pleno funcionamento.
Quando a central entende a necessidade de priorizar a recarga de alguma das duas baterias, a função e-assist é desativada momentaneamente.
Com o e–assist em plenas condições, o motor elétrico atua injetando energia elétrica para reduzir o esforço necessário para o funcionamento do motor a combustão, mas atua somente até 3 mil giros. Segundo a Fiat, esse auxílio consegue reduzir consumo de combustível e emissões de poluentes.
Segundo a marca, essa desativação do sistema e–assist tende a ser mais frequente se os carros ficarem parados por cerca de dois ou mais dias. Após este tempo, a bateria de chumbo pode apresentar uma leve descarga, e o sistema entenderá como prioridade máxima recuperar esta bateria, e não fornecer energia para o motor.
Quantos carros são afetados?
A Stellantis afirma que cerca de 1% dos clientes relataram dúvidas sobre o funcionamento do sistema híbrido através dos canais oficiais da marca. Em sites de reclamações, fóruns e comentários, o número de clientes que relatam não entender o sistema é superior.
Até mesmo na avaliação que fizemos do Pulse com motor T200 Hybrid, foi ressaltado que o sistema sempre apresentava regeneração, enquanto o auxílio elétrico nem sempre era indicado pelo próprio painel de instrumentos.
O que será a atualização?
Segundo a Assessoria de Imprensa da Fiat, ainda não é possível explicar o que será feito, ou mesmo como será realizada a atualização do sistema.
Confira o posicionamento na íntegra da Fiat:
"O sistema híbrido dos modelos é dotado de duas baterias de 12V (uma a base de chumbo e outra a base de íons de lítio) e uma máquina elétrica que proporciona tanto a função de geração de energia, quanto de motor elétrico que, além de dar a partida no motor térmico, fornece torque elétrico (e-assist) durante as acelerações do veículo, desonerando o motor térmico e somando-se ao torque do mesmo, assim economizando combustível.
Uma central eletrônica gerencia os níveis de carga das baterias, aproveitando as reduções e frenagens para carregá-las, fornecendo, quando em aceleração, energia ao motor elétrico para o e-assist. Esta mesma central monitora os níveis de carga das baterias e pode momentaneamente desabilitar o e-assist quando a carga precisa ser reposta aos níveis de operação do sistema.
Segundo estudos da empresa, essa é uma condição que não afeta a utilização da maioria dos consumidores. O benefício do sistema híbrido se dá em trânsito urbano e os consumidores que o utilizam nesta situação terão redução de consumo e de níveis de emissão. Neste momento, apenas cerca de 1% dos clientes relataram dúvidas sobre esta situação em nossos canais de atendimento.
Os produtos híbridos da Fiat foram desenvolvidos e lançados após exaustivos testes, sendo planejados para que o consumidor sempre possa desfrutar ao máximo de seu veículo. Inovadores em vários aspectos, os híbridos da Fiat são conectados, o que possibilita o monitoramento e o levantamento de dados sobre o carro e a utilização de nossos produtos no dia a dia. Uma vantagem e uma oportunidade, já que podemos realizar evoluções contínuas para melhor atender nossos consumidores. Assim, nos próximos dias, a Fiat vai atualizar os produtos de forma a abranger novos comportamentos de direção de seus clientes.”
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!