x
UAI
Inteligência artificial

IA chinesa, DeepSeek, fará parte de novos carros da Geely

A Geely concluiu a integração do modelo de IA DeepSeek R1 em seus veículos, impulsionando interação homem-máquina e direção inteligente

Publicidade
Parte interna de um modelo da Geely
Parte interna de um modelo da Geely Foto: Reprodução: Geely

A fabricante chinesa Geely anunciou a conclusão da integração do modelo de inteligência artificial DeepSeek R1 com sua própria tecnologia de IA, reforçando sua aposta na digitalização automotiva. A parceria visa aprimorar a experiência dos motoristas por meio de interações mais avançadas e um controle veicular inteligente. Essa inovação será aplicada no modelo Xingrui, primeiro sistema automotivo desenvolvido pela Geely com IA de grande escala.

A tecnologia envolvida na parceria inclui três modelos básicos: linguagem, multimodal e gêmeo digital. A montadora chinesa irá conduzir um treinamento de destilação para o controle por IA do sedã Xingrui.

A expectativa é desenvolver tecnologia de inteligência artificial em um modelo de maior capacidade que possa ser transferida para um veículo menor, otimizando o desempenho da “menos potente”.

O setor automotivo chinês vem investindo fortemente em IA e computação em nuvem para melhorar a experiência dos motoristas, especialmente nos veículos de nova energia (NEVs). A Geely já havia lançado a estratégia "Smart Geely 2025", com foco em inteligência artificial aplicada à interação por voz, chassi digital e condução autônoma.

Os números da fabricante confirmam o sucesso da estratégia: em janeiro de 2025, a Geely vendeu 266.700 veículos, um aumento de 27% em relação ao mês anterior. As vendas de NEVs foram destaque, alcançando 121.100 unidades, um crescimento anual de 84%.

  • Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas