x
UAI
DICAS

Carro sem estepe? Veja 5 itens que não podem faltar neste caso

Lista inclui kit sobrevivência e equipamentos para realizar um remendo

Publicidade
Estepes temporários tem limitações, como velocidade maxima de 80 km/h e poder ser usado por no maximo 100 km.
Estepes temporários tem limitações, como velocidade maxima de 80 km/h e poder ser usado por no maximo 100 km. Foto: Shutterstock/Divulgação

Um dos "pesadelos" do motorista é ver o pneu furar e não ter um estepe. Há algumas montadoras, inclusive, que estão vendendo seus carros novos sem o sobressalente convencional, entregando apenas um pneu temporário, algo que é permitido pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro)

Pensando em ajudar os motoristas que rodam sem estepe ou tiveram algum problema com o sobressalente, o Portal Vrum separou cinco itens importantes para os momentos de "sufoco" com o pneu furado. Veja abaixo.

1 - Kit básico de segurança rodoviária

Em alguns casos, não há o que fazer. É necessário chamar um guincho ou alguma ajuda para retirar o carro do local. Enquanto isso, no entanto, é obrigatório o uso kit básico de segurança rodoviária, como triângulo/sinalizadores, lanterna e ferramentas básicas. 

2 - Selante de pneus

Em outros casos, entretanto, é possível remendar o pneu e fazer um conserto temporário. Normalmente, isto é possível quando o carro passa por cima de algo afiado ou um prego. Neste caso, o condutor precisa de um selante de pneus. Na prática, o processo é simples: basta conectar a mangueira do selante à válvula de ar e esguichar o selante no pneu.

3 - Compressor de ar portátil 

Para realizar o remendo, entretanto, também é necessário um compressor de ar portátil. Com este item, o motorista realizará o enchimento, fazendo com que o selante se mova para dentro do pneu, encontrando o vazamento de ar. Vale frisar que o conserto é eficaz, mas temporário. É válido ir direto para uma loja de pneus. 

4 - Medidor de pressão dos pneus

Hoje em dia, muitos carros já saem de fábrica com o TPMS (sistema de monitoramento de calibragem dos pneus, na sigla em inglês), que permite detectar quando a pressão dos pneus está muito baixa. Porém, para os proprietários de automóveis mais antigos, é recomendado ter um medido de pressão dos pneus no porta-malas. 

5 - Água e comida

Por fim, caso o remendo não dê certo e você precise esperar de ajuda, é sempre bom ter no carro água e comida. Nunca se sabe quantas horas levará até o reforço chegar.