A Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu um comunicado para alertar a população sobre as diversas tentativas de golpe envolvendo falsas multas de trânsito. Segundo o órgão, os motoristas devem ficar ainda mais atentos nesta época do ano - é justamente entre dezembro e fevereiro que as autoridades registram mais infrações.
Os criminosos costumam enviar e-mails ou mensagens de texto para os alvos. Em nota, a PRF explicou que não envia as notificações de infração desta forma. Além disso, a entidade pediu para os condutores não clicarem em links suspeitos.
"A PRF reforça que não envia notificações de multas por e-mail. As autuações verdadeiras são comunicadas pelos Correios, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou publicadas no Diário Oficial da União. Caso receba esse tipo de e-mail, a orientação é não clicar em links nem escanear QR Codes", diz o texto.
Por fim, o órgão explicou como o motorista deve consultar a sua situação. "A consulta oficial de infrações deve ser feita no site da PRF, no campo ‘Nada Consta’, ou pelo Sistema de Notificação Eletrônica", arrematou.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!