x
UAI
TUDO NOVO

Nova geração do Jeep Compass será lançada no Brasil apenas em 2027

Modelo usará plataforma STLA Medium e terá versões híbridas; produção será em Pernambuco

Publicidade
Jeep revela primeiro teaser da nova geração do Compass
Jeep revela primeiro teaser da nova geração do Compass Foto: Divulgação/Stellantis

A nova geração do Jeep Compass já foi confirmada e está em fase de desenvolvimento, mas quem esperava a chegada do SUV mais cedo no Brasil terá que esperar um pouco mais. Segundo informações do Auto Segredos, o modelo só começará a ser produzido no Complexo de Goiana (PE) no primeiro trimestre de 2027, enquanto nos Estados Unidos sua estreia acontecerá um ano antes, em 2026.

O projeto do novo Compass é chamado internamente de projeto J4U e ele será baseado na plataforma STLA Medium, a mesma utilizada pelo Peugeot 3008. A mudança permitirá que o SUV tenha versões híbridas leves (MHEV) e híbridas plug-in (PHEV), além de ser maior que o modelo atual.

O Jeep Compass 2027 seguirá a estratégia da Stellantis para eletrificação e terá uma gama de motores voltada para eficiência energética. De acordo com o Auto Segredos, o SUV médio contará com o motor turbo 270 flex, que perderá o câmbio automático de seis marchas para adotar um automatizado de dupla embreagem (e-DCT), um sistema chamado pela marca de Bio-Hybrid e-DCT.

Já a versão híbrida plug-in (PHEV) terá dois motores elétricos, permitindo que o SUV rode em modo 100% elétrico ou combinado com o motor térmico, reduzindo emissões e melhorando o consumo.

A plataforma STLA Medium permite diferentes configurações de motorização, podendo acomodar veículos elétricos, híbridos e a combustão, além de oferecer suporte para baterias de até 98 kWh, com autonomia superior a 700 km. A arquitetura ainda consegue suportar recarga rápida de 20% a 80% em cerca de 27 minutos.

Em relação ao visual, a Stellantis soltou um vídeo em que deu para notar um pouco do visual do modelo, foi possível notar faróis mais largos e a grade de sete fendas mantendo a identidade da Jeep. A traseira deve seguir a tendência de outros SUVs da marca, com lanternas interligadas horizontalmente atravessando toda a tampa do porta-malas.

Outro ponto importante é o crescimento do SUV. A STLA Medium suporta modelos com comprimento entre 4,30 m e 4,90 m, com entre-eixos variando de 2,70 m a 2,90 m. Atualmente, o Compass mede 4,40 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos, então é provável que a nova geração fique maior e mais espaçosa.

Além disso, o site revelou que mesmo com a chegada da nova geração, o Compass atual continuará à venda no Brasil por um tempo, estratégia semelhante à adotada pela Nissan com o Kicks, que manterá o modelo antigo como Kicks Play enquanto lança a nova geração.