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Estudo revela que piloto automático pode aumentar risco de acidentes

Pesquisa aponta que sistemas como o controle de cruzeiro adaptativo podem reduzir a atenção dos motoristas, elevando a probabilidade de colisões

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Tesla Model Y em seu modo de piloto automático
Tesla Model Y em seu modo de piloto automático Foto: Divulgação: Tesla

Um estudo recente indicou que o uso de sistemas de piloto automático, especialmente o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), pode elevar o risco de acidentes em até 12%, segundo pesquisa da Transportation Research. 

Embora projetados para auxiliar na condução, esses recursos podem levar os motoristas a uma falsa sensação de segurança, resultando em diminuição da atenção ao volante.

O ACC é uma tecnologia que mantém a velocidade do veículo e ajusta automaticamente a distância em relação ao carro à frente. Quando combinado com assistentes de centralização de faixa, o sistema pode até auxiliar em curvas suaves. No entanto, esses recursos não tornam o veículo autônomo; a responsabilidade pela direção permanece com o motorista, que deve estar sempre atento para intervir quando necessário.

A pesquisa destacou que, embora o ACC proporcione maior conforto, ele pode induzir o condutor a um estado de relaxamento elevado, reduzindo a vigilância. Além disso, o sistema reage apenas a obstáculos diretamente à frente, não detectando potenciais colisões laterais ou traseiras. É importante notar que alguns veículos equipados com ACC não possuem frenagem autônoma de emergência, limitando a capacidade de resposta em situações críticas.

Em contraste, o estudo apontou que sistemas como o assistente de manutenção de faixa e monitores de atenção do motorista são mais eficazes na prevenção de acidentes. Essas tecnologias auxiliam o condutor a permanecer na faixa correta e alertam em caso de distração ou sonolência, contribuindo para uma condução mais segura.

Diante desses achados, especialistas recomendam que, mesmo com a presença de tecnologias avançadas de assistência, os motoristas mantenham atenção constante e não deleguem totalmente a responsabilidade da condução aos sistemas automatizados.

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