x
UAI
RELEMBRE

Veja 5 carros que nunca saíram do papel

Na esteira do Apple Car, recorde protótipos que não chegaram às concessionárias

Publicidade
Uno Carbiolet seria uma versão conversível do clássico da Fiat
Uno Carbiolet seria uma versão conversível do clássico da Fiat Foto: Fiat/Divulgação

A Apple, empresa mais valiosa do mundo, gerou expectativa nos amantes do mundo automotivo ao anunciar que iria lançar um carro. Após um investimento de 10 bilhões de dólares, o projeto não vingou e sequer foi lançado. Este, entretanto, não é o primeiro caso de um veículo que não saiu do papel. Abaixo, relembre outros cinco. 

Hyundai Creta Sport Truck

Hyundai queria rivalizar com a Fiat Toro
Hyundai queria rivalizar com a Fiat Toro Foto: Divulgação/ Hyundai

Com a ideia de rivalizar com a Fiat Toro, a sul-coreana Hyundai apresentou o Creta Sport Truck em 2016. A picape tinha 27 cm de vão livre e um volume de 850 litros na caçamba. Apesar de ser exibido no Salão de Automóvel em São Paulo, a picape não vingou e ficou apenas no papel. 

VW Voyage Bolinha

Voyage Bolinha criou expectativa nos fãs da Volkwagen
Voyage Bolinha criou expectativa nos fãs da Volkwagen Foto: Reprodução/Facebook

A Volkswagen por muito pouco não lançou o Voyage Bolinha. O chefe de design da VW no Brasil, Luiz Veiga, chegou a mostrar, recentemente, imagens do protótipo. Ao invés de lançar o modelo, a marca decidiu importar o Polo Classic, que era fabricado na Argentina.  

Fiat Uno Cabriolet

Uno Carbiolet seria uma versão conversível do clássico da Fiat
Uno Carbiolet seria uma versão conversível do clássico da Fiat Foto: Fiat/Divulgação

A Fiat chegou a apresentar no Salão do Automóvel em São Paulo, em 2010, uma espécie de Uno conversível. O modelo tinha um motor T-Jet de 152 cv e chegou a ser testado por jornalistas que cobriram o evento. Apesar disso, o protótipo foi abandonado pela marca italiana. 

San Vito S1

Esportivo foi apresentado em 2008, mas não saiu do papel
Esportivo foi apresentado em 2008, mas não saiu do papel Foto: Divulgação

O San Vito S1 foi outro carro que foi exibido no Salão de Automóvel de São Paulo, mas não chegou a ir para as concessionárias. Inspirado na Porsche Spyder, o modelo foi desenhado por Vito Simone, ex-Ford e proprietário da Personal Parts, fabricante de peças aerodinâmicas.

A ideia era lançar um esportivo de 2 lugares com carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro, motor central Volkswagen turbo com injeção direta, 1,8 l e 180 cv (a álcool) e câmbio de cinco marchas, também VW. 

Óbvio

Extravagante, Óbvio não vingou por falta de investimento
Extravagante, Óbvio não vingou por falta de investimento Foto: Divulgação

O mercado brasileiro por muito pouco não ganhou um carro inusitado: o Óbvio. O projeto foi elaborado nos anos 2000 e visava apresentar um subcompacto de cores verde e laranja. O veículo, de três lugares, seria produzido no Rio de Janeiro com um motor da Volkswagen. Por falta de investimento, o protótipo foi abandonado.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!