Quando o assunto é vender ou comprar um carro, a cor pode ser algo decisivo. No Brasil, cores tradicionais tomam conta do mercado não apenas por uma questão de gosto, mas também por manterem melhor o valor de revenda. Bem diferente de antigamente, quando era mais comum ver carros mais coloridos.
Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), cerca de 70% dos carros que rodam no Brasil possuem cores pretas, branca e cinza. Essas tonalidades estão no topo das preferências por uma boa razão: elas são mais fáceis de vender e mais baratas na hora de comprar, já que você não paga a mais pela cor.
Já uma pesquisa feita pela Basf, empresa de pinturas automotivas, 81% dos automóveis vendidos no mundo tem cores preto, prata, branco e cinza.
O branco, especialmente, lidera as vendas no Brasil. Conforme um estudo feito pela a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), nos últimos anos as cores branco, preto, prata e cinza foram as mais procuradas entre os brasileiros consecutivamente.
Nos dados mais atuais, os dados da Anfavea mostram que 43,6% dos automóveis vendidos no Brasil são brancos, 18,4% prata, 16,5% cinza e 11,1% pretos. Nos últimos anos a procura da cor azul aumentou, porém a porcentagem ainda é bem baixa, cerca de 5% O vermelho vem atrás com 3,8% e 1,6% são outras cores.
Por comparação, em 2018, os veículos brancos lideraram as vendas em 2018, com 43,8% dos emplacamentos, seguidos pelos prata, cinza e preto. A preferência pelo branco continuou estável ao longo dos anos, e permaneceu forte ainda em 2023 com uma leve variação nas preferências pelas outras cores.
A cor branca, por exemplo, é melhor, em parte, por sua capacidade de refletir o calor, o que reduz a necessidade de ar-condicionado e sendo mais econômico em climas quentes como o nosso.
Além disso, carros brancos tendem a apresentar menores sinais de desgaste, o que os torna mais atraentes no mercado. Por isso também são muito procurados e são os mais valorizados.
Em 2023, a Mobiauto realizou um estudo para analisar o tema. De acordo com o levantamento, o cinza foi a única cor que não sofreu nenhuma desvalorização, com 0,37% de valorização. Porém, ter a cor mais vendida não quer dizer que seja a mais valorizada.
Isso porque a cor branca teve uma desvalorização de 9,58% e ficou em quarto lugar na tabela da variação de preço de carros usados divulgada pela Mobiauto. As cores chamadas de “outras”, na lista, (verde, azul, laranja, marrom, amarelo) ficou em segundo, com uma desvalorização de 4,62%. Em terceiro lugar o tom preto ficou com 7,11%. Vermelho e prata encerram a tabela em quinto e sexto lugar com 11,46% e 12,27% respectivamente.
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