O papa Francisco, que morreu aos 88 anos nesta segunda-feira (21), possuiu histórias curiosas envolvendo carros. Em 2015, por exemplo, o líder da Igreja Católica usou um Fiat 500 L durante sua visita ao município da Filadélfia, na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Um ano depois, o veículo foi leiloado por 82 mil dólares (na cotação da época, R$ 336 mil) pela Arquidiocese da cidade, em um Salão de Automóvel.
O Fiat 500 usado pelo pontífice foi o grande destaque do evento. De acordo com a imprensa norte-americana, 19 pessoas fizeram proposta pelo carro no leilão, que começou com um lance inicial de 30 mil dólares. O nome do vencedor não foi revelado.
SU SANTIDAD EL PAPA FRANCISCO CONCEDE AUDIENCIA A STELLANTIS PARA CONOCER LA NUEVA EMPRESA Y LOS VALORES DE MOVILIDAD SOSTENIBLE DE LOS QUE EL NUEVO FIAT 500 ES EMBAJADOR. @StellantisES @Fiat_es @Rosacaniego @PremsaMotorCat #Stellantis #fiat500 #Fiat #APMCMotor @SSPapaFrancisco pic.twitter.com/z3f6V6cWBJ
— APMC (@PremsaMotorCat) May 24, 2021
Quando visitou a cidade da Filadélfia, em 2015, o papa Francisco utilizou dois modelos Fiat 500. O outro modelo também foi apresentado no Salão de Automóvel e continua sob posse do governo norte-americano até hoje.
Para onde foi o dinheiro?
Os 82 mil dólares arrecadados com o leilão foram destinados às instituições de caridade católicas da cidade. "Que grande espírito de generosidade vimos esta noite", exclamou, após a venda, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Filadélfia, John McIntyre.
A simplicidade do papa também foi abordada pela mídia estadunidense na época. "É a primeira vez que um Fiat levou um líder mundial à Casa Branca", destacou a emissora CNN.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas