x
UAI
VEJA COMO FUNCIONA

Nova fiscalização eletrônica de peso já multou 14,2 mil caminhões

A tecnologia, chamada de HS Wim, está sendo usada entre as cidades de Uberlândia (MG) e Jataí (GO)

Publicidade
Mais de 14 mil caminhões já foram multados por excesso de peso
Mais de 14 mil caminhões já foram multados por excesso de peso Foto: Fenatran'2015 terá apenas duas marcas de caminhões

O novo sistema de fiscalização eletrônica, adotado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) desde dezembro de 2024, já multou 14,2 mil caminhões por excesso de peso. A tecnologia, chamada de HS Wim, está sendo usada entre as cidades de Uberlândia (MG) e Jataí (GO), nas BRs 364 e 365. 

A nova fiscalização está ainda em fase experimental e entrou em vigor graças a uma atuação conjunta entre ANTT e Ecovias do Cerrado, responsável por administrar as BRs 364 e 365. Com este sistema, os caminhões são pesados em alta velocidade e não precisam sair da via para realizar a pesagem na tradicional balança. Entenda melhor no vídeo abaixo.

Para ser aplicado nas rodovias de todo o Brasil, entretanto, a nova fiscalização deve ser regulamentada. Neste sentido, há algumas pendências a serem resolvidas, como o que fazer com a carga que ultrapassa o limite da via. 

Atualmente, a infração mínima para quem excede a pesagem é média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Porém, a cada 200 kg de excesso, a punição ao condutor aumenta. 

Já o motorista que se nega a realizar a pesagem, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), recebe uma multa grave. A pena é de 5 pontos na CNH, além de uma multa de R$ 195,23. 

 Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!