Um dos grandes questionamentos sobre os carros elétricos é sobre a durabilidade da bateria. Durante testes realizados na Austrália, algumas dúvidas foram sanadas, entre elas sobre a saúde da bateria quando os veículos já estão bem rodados.
Após rodarem mais de 120.000 km, os carros elétricos utilizados conseguiram manter acima 90% da saúde da bateria, isso tendo pelo menos 4 anos de uso. A pesquisa foi conduzida pela Pickles, uma plataforma de vendas de usados que utilizou mais de 250 veículos, com destaque para modelos da Hyundai, BYD e Tesla. Os resultados foram de 99,31%, 98,62% e 98%, respectivamente.
Os dados coletados pela pesquisa podem ser cruciais para o aumento da popularidade dos veículos elétricos, visto que esse é um dos principais medos de muitos, que costuma ser um empecilho para adquirir um modelo elétrico. Além disso, segundo a plataforma, o número de vendas de carros elétricos usados aumentou em 190%.
No Brasil, as vendas de carros elétricos cresceram muito no último ano, e tendem a aumentar agora, ainda mais após o início da lei de emissões, o Proconve L8. Os dados dessa pesquisa podem aumentar a confiança dos consumidores brasileiros nos veículos elétricos.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas