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Toyota registra nome "GR Celica" no Brasil e sinaliza possível retorno do ícone esportivo

Modelo pode ser apresentado no Salão do Automóvel no Japão deste ano; empresa já disse ter interesse em reviver o esportivo

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Projeção do Toyota GR Celica na cor branca
Projeção do Toyota GR Celica na cor branca Foto: Reprodução/Car Vision

A Toyota fez um movimento curioso no Brasil no começo do mês de fevereiro que pode sinalizar a volta de um de seus modelos mais icônicos, o Toyota Celica. O nome “GR Celica” foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 15 de janeiro, com a publicação ocorrendo em 4 de fevereiro, indicando planos para a reintrodução do veículo no mercado.

Este registro ganha importância já que Yuki Nakajima, vice-presidente executivo da Toyota, confirmou em novembro de 2024, os planos da empresa de reviver o Celica. Além disso, Akio Toyoda, presidente da Toyota, expressou também no ano passado seu desejo de ver o Celica de volta à linha de produção.

O “GR” no nome registrado mostra que o possível retorno do Celica seria como parte da Gazoo Racing, a divisão esportiva da Toyota. Especula-se que o modelo possa ser equipado com um motor 2.0 turbo de 400 cv, desenvolvido em colaboração com a Mazda e a Subaru, contrariando rumores anteriores de que voltaria como um veículo elétrico. 

Projeção em renderização de IA de um Toyota Celica 2025 branco
Projeção em renderização de IA de um Toyota Celica 2025 branco Foto: Reprodução/Drive Zone/YouTube

Espera-se também que o carro tenha tração integral como o GR Corolla e GR Yaris, que possuem a tração GR-Four, que permite deixar o carro mais “traseiro” ou “dianteiro”. Os rumores indicam também que ele seja apresentado no Salão de Automóveis de Tóquio deste ano.

O modelo é esperado para retornar como um cupê, evocando o design esportivo clássico pelo qual foi conhecido, mas com tecnologias modernas que não estavam disponíveis quando saiu de linha em 2006. 

Toyota Celica vermelho
Toyota Celica vermelho Foto: Divulgação

Naquela época, o Celica era celebrado por suas vitórias em rally e por ser um carro leve e ágil. O modelo 2006 do Celica tinha dois motores: o 1,8 litro VVT-i de 143 cv e o 1,8 turbo VVT-i de 192 cv. Ambos com câmbio manual de seis velocidades. Nos anos 70 seu apelido era “Mustang japonês” devido às suas características de tração traseira e estética esportiva.

O Inpi, responsável pelo registro, é uma autarquia federal que atua no registro de propriedade industrial, característico para a proteção de patentes e modelos no Brasil. O registro de um nome de carro como o “GR Celica” não apenas protege contra o uso não autorizado, mas também sinaliza a possível chegada do veículo no mercado brasileiro.

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