A BYD, uma das principais fabricantes de veículos elétricos do mundo, revelou planos para iniciar a instalação em massa de baterias de estado sólido em 2027, com uma expansão significativa prevista após 2030.
A informação foi divulgada por Sun Huajun, diretor de tecnologia da Shenzhen BYD Lithium Battery Co., Ltd., durante o segundo Fórum de Inovação e Desenvolvimento de Baterias de Estado Sólido da China, realizado em 15 de fevereiro de 2025.
Em 2024, a montadora já havia produzido baterias de estado sólido de 60Ah em sua linha piloto. Sun Huajun destacou que, a longo prazo, após a ampliação da produção, as baterias ternárias de estado sólido poderão alcançar um custo semelhante ao das baterias ternárias líquidas.
Além disso, Lian Yubo, cientista-chefe da BYD e reitor do Instituto de Pesquisa em Engenharia Automotiva, afirmou que, devido a fatores como custo e controle de materiais, as baterias de fosfato de ferro-lítio continuarão em uso nos próximos 15 a 20 anos.
Segundo Lian, as baterias de estado sólido serão destinadas principalmente a modelos de alto padrão, enquanto as de fosfato de ferro-lítio atenderão veículos de diferentes categorias.
Qual o diferencial das baterias de estado sólido?
A introdução das baterias de estado sólido representa um avanço significativo na tecnologia de armazenamento de energia, oferecendo potencial para maior densidade energética e segurança aprimorada em comparação com as baterias tradicionais de íons de lítio.
As baterias de estado sólido possuem o eletrólito sólido, ao invés do líquido, fazendo com que diminuam as chances da bateria pegar fogo e explodir por consequência. Dessa forma, há uma redução do perigo de acidentes com essa tecnologia e os carros elétricos podem desfrutar de uma autonomia maior, além do carregamento mais rápido do veículo.
A iniciativa da BYD reflete o desejo da empresa em liderar a inovação no setor de veículos elétricos e soluções de energia sustentável.
O mercado de baterias de estado sólido tem sido altamente competitivo, com diversas montadoras e fabricantes de baterias investindo pesadamente nessa tecnologia.
A aposta da BYD nessa inovação pode consolidar sua posição como referência global na transição para veículos elétricos mais eficientes e seguros, ao mesmo tempo em que desafia concorrentes como Toyota, CATL e outras gigantes do setor.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas