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INOVAÇÃO

Stellantis cria pneu feito com casca de ovo; veja como funciona

Grupo tenta desenvolver um pneu mais sustentável; ideia foi patenteada nos EUA

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As ranhuras do pneu são essenciais para evitar aquaplanagem na pista e nas estradas
As ranhuras do pneu são essenciais para evitar aquaplanagem na pista e nas estradas Foto: As ranhuras do pneu são essenciais para evitar aquaplanagem na pista e nas estradas

Stellantis, dona das marcas FiatJeepPeugeot Citroën, está desenvolvendo um pneu próprio feito com casca de ovo. O projeto inovador foi patenteado nos Estados Unidos e visa utilizar as substâncias do alimento para substituir elementos tradicionais dos pneus, como negro de fumo e sílica. A informação foi publicada por alguns veículos de comunicação dos EUA nesta semana. 

Segundo a imprensa local, a ideia já foi registrada em uma patente submetida ao Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês) e publicada no final de janeiro. Desta forma, a Stellantis tenta desenvolver uma opção de pneus mais sustentáveis em meio às mudanças climáticas que impactam o mundo. 

Além disso, segundo a Stellantis, os "pneus sustentáveis" serão benéficos para os carros do grupo, já que os produtos feitos com casca de ovo tendem a garantir melhor aderência em pisos molhados e menor resistência ao rolamento, o que também ajuda a economizar combustível.

Como funciona?

A inovação da Stellantis consiste em extrair óxido de cálcio (CaO) de cascas de ovos descartadas para substituir parcialmente o negro de fumo e a sílica. Para isso, é necessário o aquecimento das cascas a temperaturas acima de 900°C , transformando-as em um pó fino capaz de ser incorporado à borracha.

Até o momento, os estudos sobre a viabilidade econômica e o impacto na durabilidade dos pneus não foram divulgados pela Stellantis. Porém, caso os pneus feitos com casca de ovo se tornem uma realidade, este será mais um avanço do setor automotivo no combate à emissão de poluentes. 

O negro de fumo, por exemplo, é normalmente usado como carga de reforço para a borracha, mas também pode ser utilizado como pigmento, estabilizador e agente condutivo ou isolante do pneu. A substância, entretanto, é um poluente, sobretudo quando é espalhado nas estradas através do desgaste dos pneus.

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