x
UAI
ALTERNATIVA PERIGOSA

Gasolina caseira não é a solução contra alta nos preços; veja os riscos

Um vídeo ensinando a fazer o produto voltou a circular após o reajuste da Petrobras e o aumento do ICMS

Publicidade
Agente da ANP fazendo a vistoria da gasolina em um posto de combustível
Agente da ANP fazendo a vistoria da gasolina em um posto de combustível Foto: Reprodução: ANP

Em 2022, com o aumento no preço dos combustíveis, um homem viralizou na internet ao ensinar seus seguidores a como desenvolver uma gasolina caseira, feita com óleo de cozinha reutilizado. O vídeo, que já tem mais de 1 milhão de visualizações, voltou a circular nos últimos dias após o reajuste promovido pela Petrobras e o aumento do ICMS. Mas, afinal, esta é a solução para quem deseja economizar no abastecimento do automóvel? 

A resposta é não. Apesar do autor da publicação garantir que a gasolina caseira é eficaz, especialistas alertam para os riscos. Em entrevista à Rádio Agência, o chefe da Divisão de Motores do Instituto Mauá de Tecnologia, Renato Romio, explica que o problema é no esfriamento do motor - a solução faz com que o óleo usado se torne espesso e prejudique o motor do carro.

No entendimento do chefe da Divisão de Motores do Instituto Mauá, o uso do óleo forma uma goma dentro do motor, que prejudica a bomba, os bicos de injeção e o filtro. "Essa goma vai entupir tudo dentro do motor e do conjunto mecânico", explica Romio.

No vídeo, o autor utiliza óleo de cozinha e declara que o produto também seria bom para o meio ambiente, já que seria uma forma de descarte "limpa". Contudo, Renato Romio assegura que afirmação não é verdadeira. Isto porque a combustão do óleo nos motores dos carros provoca ainda mais poluentes. 

Desta forma, o especialista finaliza ressaltando que o custo-benefício da gasolina caseira é ruim, já que o prejuízo para consertar o motor e outras peças deve superar o dinheiro gasto com o combustível vendido nos postos. 

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas