O Nissan Kicks é um dos "queridinhos" dos amantes de SUVs. Lançado em 2016, o utilitário esportivo chama atenção por seu motor 1.6 flex aspirado, bom espaço interno e um porta-malas de 432, acima da média do segmento. Não à toa o modelo esteve no top-10 dos veículos mais vendidos no Brasil em 2024, sendo o carro de maior destaque da marca japonesa no país.
Apesar disso, assim como qualquer outro automóvel, o Nissan Kicks tem alguns problemas recorrentes. Para mostrar quais são os principais defeitos do SUV compacto, a reportagem do Portal Vrum separou as queixas mais frequentes dos donos no Reclame Aqui - o site permite a interação entre os consumidores e as empresas.
Abaixo, confira os principais problemas do Kicks
Airbag e ABS
O módulo que controla os freios ABS e airbag é o principal alvo de reclamações dos donos do Kicks. Em alguns relatos, os proprietários dizem que as luzes acendem no painel sem qualquer motivo plausível. Segundo alguns clientes, as concessionárias chegam a cobrar até R$ 20 mil para reparar o problema.
O motorista identificado como William, morador de Osasco (SP), por exemplo, fez uma queixa sobre o assunto no Reclame Aqui. "Fiz uma aquisição de um veículo Nissan Kicks ano 2017 modelo 2018. Fiquei um pouco assustado com o tanto de reclamação referente a essas malditas luzes de ABS e controle de estabilidade. E, por incrível que pareça, o meu [carro] está com problema de módulo de ABS. Enfim, sei que o meu veículo não tem mais garantia de fábrica, mas espero que a Nissan possa solucionar o meu problema", escreveu.
Pintura
Outro incômodo sentido por donos do Nissan Kicks refere-se à pintura. Mesmo com pouco tempo de uso, os clientes relatam problemas com a tinta descascando, sobretudo na área do porta-malas, no capô e para-lamas.
"A pintura do veículo começou a descascar na área do porta malas. Ressalto que o carro sempre foi mantido em garagem coberta, submetido a manutenções regulares e limpezas adequadas, evidenciando que o problema não decorre de mau uso ou exposição inadequada", disse outro morador de São Paulo, dono de um Kicks 2017/2018.
Caixa de direção
Por fim, vários consumidores também falaram sobre problemas na caixa de direção, relatando folgas e trepidação no volante. "Tenho um Kicks 2018/2019, sempre ouvia as pessoas reclamarem de problemas crônicos, mas até então estava satisfeita com o meu! Apesar de ter feito uma troca de caixa de direção na época que o veículo ainda estava em garantia, até então estava tudo bem! Porém, como é um vício oculto da peça, o carro voltou a ter o mesmo defeito, e a dor de cabeça ainda estava por vir", relatou uma cliente de Guarulhos (SP).
Respostas
Apesar de alguns problemas crônicos, a Nissan conseguiu atender a maioria dos clientes. No Reclame Aqui, a reputação da montadora é classificada como "ótima", atingindo nota 8 de 10. Atualmente, a fabricante respondeu 96,9% das queixas. Dos que avaliaram a empresa, 74.2% voltariam a fazer negócio.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!