Nos últimos tempos, as montadoras mais tradicionais vem fazendo carros com uma pegada mais esportiva para atender um nicho específico no mercado automotivo brasileiro. A Volkswagen e a Fiat têm investido em modelos que, apesar de não serem puramente esportivos, dão uma sensação de esportividade por motores mais “venenosos” e elementos mais “apimentados” ao consumidor.
Nesse caso, exemplos são o Polo GTS, que sairá de linha, como apurou o VRUM, e o Nivus GTS da Volkswagen, que chegará em 2025, e a linha Abarth da Fiat, que possui o Fastback Abarth e o Pulse Abarth, ambos com modificações para oferecer mais esportividade. Mas entre o Nivus GTS e o Fastback Abarth, quais são as diferenças?
Com alguns dados preliminares do Nivus GTS, já conseguimos fazer uma comparação entre os dois SUVs, ainda que o modelo da Volkswagen não tenha chegado ao mercado. Mas o que já sabemos é que ele virá com a motorização 1.4 TSI (turbo flex) de quatro cilindros e injeção direta, capaz de entregar 150 cv e 25,5 kgfm de torque, tanto no etanol quanto na gasolina.
No outro lado, o Fiat Fastback Abarth, já conhecido no mercado por R$ 171.990, oferece um motor 1.3 T270 (turbo flex) de quatro cilindros com injeção direta que gera 180/185 cv e 27,5 kgfm de torque, ou seja, uma vantagem em potência em comparação ao Nivus, cujo preço ainda é um mistério, mas é especulado entre R$ 175.000 a R$ 185.000 — Volkswagen não é de fazer muito mistério com o preço dos seus carros.
Ambos os modelos serão/estão equipados com câmbios automáticos de seis marchas, sendo o AQ250 no Nivus GTS e o Aisin no Fastback Abarth. Ainda que os detalhes sobre o peso do Nivus GTS não tenham sido revelados, espera-se que siga a mesma linha do Polo Highline para a versão GTS, com um acréscimo por conta do bloco do motor maior e rodas. O Nivus Highline, por exemplo, tem 1.238 kg, o GTS não deve fugir muito disso.
Mesmo assim, devido a potência, é esperado que o Fastback Abarth, pesando 1.299 kg, tenha uma melhor relação peso-potência do que o Nivus GTS, graças a potência maior. O Fastback tem a relação peso/potência de 7,02 kg/cv. Já a aceleração de 0 a 100 km/h do SUV da Fiat é de 7,6 segundos. O Nivus GTS, tomando em conta o Polo GTS, que possui peso semelhante e motorização, é esperado que faça em torno de 8,3 a 8,5 segundos.
Quanto às dimensões, o Fastback leva vantagem em comprimento, largura e altura, mas perde ligeiramente no entre-eixos em comparação com o Nivus GTS. O porta-malas do Fastback também se destaca, sendo o maior da categoria com 516 litros, contra 415 litros do Nivus.
Veja o comparativo das medidas:
DIMENSÕES |
NIVUS GTS |
FASTBACK ABARTH |
COMPRIMENTO |
4,26 |
4,42 |
LARGURA |
1,75 |
1,78 |
ALTURA |
1,49 |
1,54 |
ENTRE-EIXOS |
2,56 |
2,53 |
PORTA-MALAS (l) |
516 |
415 |
Ambos os modelos contam com uma configuração de suspensão McPherson na frente e eixo de torção atrás. A Volkswagen confirmou mudanças na suspensão do Nivus GTS para torná-la mais esportiva, além de melhorias nos freios.
Um que gera crítica em relação ao Fastback é o uso de freios traseiros a tambor, enquanto o Nivus já possui discos ventilados na frente e sólidos na traseira, algo que possivelmente irá seguir para a variante esportiva.
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