O Grupo Renault anunciou, nesta terça-feira (18), que liberou a patente do "Fireman Acess" ("Acesso de Bombeiro, na tradução livre), uma tecnologia que ajuda a combater incêndios em carros elétricos e híbridos. Desta forma, as outras montadoras e toda a a indústria automobilística terão acesso ao sistema. No acordo, a Renault estabeleceu apenas uma exigência: se alguma melhoria for feita, toda a comunidade terá acesso.
O "Fireman Acess" foi desenvolvido pela Renault em conjunto com bombeiros e permite com que o fogo em veículos eletrificados seja apagado em minutos. Na prática, o sistema consiste em um disco adesivo colocado sobre uma abertura da bateria. Assim, em um incêndio, os bombeiros retiram o adesivo e jogam um jato de água no local, evitando a propagação das chamas.
Atualmente, a Renault já conta com a tecnologia em seus carros eletrificados. Com a patente liberada, todas as montadoras que desejarem poderão contar com este sistema. Ainda não há, porém, previsão de quando as outras fabricantes adotarão o "Fireman Acess".
Segundo especialistas, a probabilidade de um carro eletrificado pegar fogo é parecida com a dos veículos a combustão. Porém, os bombeiros encontram mais dificuldades em apagar as chamas nos automóveis elétricos e híbridos. Isto porque as reações químicas que ocorrem na bateria causam um incêndio que não precisa de oxigênio para queimar.
A Renault é uma das empresas que mais vem demonstrando preocupação com o tema. Em novembro do ano passado, a montadora reuniu cerca de 500 bombeiros em São Paulo para ensinar a apagar incêndios nos carros elétricos.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!