O polêmico Tesla Cybertruck obteve a classificação máxima de cinco estrelas em segurança nos testes realizados pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), órgão responsável pela regulamentação de veículos nos Estados Unidos. A picape elétrica demonstrou excelente desempenho em praticamente todas as categorias avaliadas.
Nos testes de colisão frontal, a Cybertruck recebeu cinco estrelas para o motorista e quatro estrelas para o passageiro, simulando uma batida entre dois veículos semelhantes a 56 km/h. Já nos testes de impacto lateral, o modelo obteve a pontuação máxima de cinco estrelas.
No entanto, no teste de capotamento, a Cybertruck registrou um risco de 12,4% de tombamento, resultando em uma classificação de quatro estrelas. Os resultados colocam a picape elétrica da Tesla em posição competitiva frente a rivais como a Ford F-150 Lightning, que também alcançou a nota máxima da NHTSA.
Os ensaios foram realizados em dezembro de 2024 pela Applus IDIADA KARCO Engineering, na Califórnia, utilizando a versão topo de linha da Cybertruck, chamada Cyberbeast, com valor de US$ 99.990 (aproximadamente R$ 570 mil). Sendo possível encontrar versões a partir de US$ 79.990 (cerca de R$ 456 mil) no mercado.
Durante os testes de impacto frontal, observou-se que o para-brisa permaneceu intacto, sem intrusões na área de proteção dos ocupantes, e as portas continuaram fechadas durante a colisão, podendo ser abertas normalmente após o impacto.
Os airbags de joelho não foram acionados, o que, segundo a Tesla, ocorreu devido ao design específico da picape para esse tipo de teste. Já os airbags frontais foram ativados, garantindo proteção eficiente para os passageiros.
A Tesla também divulgou um vídeo dos bastidores mostrando seu Crash Lab, um laboratório especializado em segurança automotiva. O material destaca os esforços da marca para maximizar a segurança dos ocupantes, aprimorar a resistência estrutural e reduzir riscos de capotamento. Entre os diferenciais da Cybertruck, estão o uso de peças únicas fundidas, um chassi rígido e uma estrutura projetada para absorver impactos.
Engineering Cybertruck for maximum safety pic.twitter.com/VGMCEnGm0R
— Cybertruck (@cybertruck) February 19, 2025
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