x
UAI
REEMBOLSO?

BYD revela novidade em todos os seus carros e consumidores ficam revoltados

Marca chinesa irá incluir sistema autônomo de direção em todos os veículos, porém diversos consumidores não gostaram nadinha

Publicidade
Logo da BYD em grade de um dos carros da marca.
Logo da BYD em grade de um dos carros da marca. Foto: REUTERS/Reprodução

Mesmo que alguns carros da BYD tenham impressionado os consumidores em diversos aspectos, outros, como o Sistema Autônomo de Direção (ADAS), deixaram a desejar. Porém, de surpresa, Wang Chuanfu, CEO da BYD, anunciou em 10 de fevereiro que a empresa implementará auxílio ao volante nível 2 em todos os seus 21 modelos à venda. Mas essa novidade deixou muitos consumidores revoltados.

Modelos como o King e o popular Dolphin, por exemplo, ficam atrás de rivais como o Corolla e o ORA 03 no Brasil por não oferecerem recursos como piloto automático adaptativo. Mas a empresa garantiu que os modelos à venda na China irão receber uma atualização com a inclusão do sistema “God’s Eye” (Olhos de Deus) em toda a linha.

A maneira como o anúncio foi feito, durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, não agradou muitos. Consumidores que já haviam comprado veículos da marca se sentiram frustrados por pagarem o mesmo preço por carros sem o sistema de assistência ao motorista.

Com a informação da adição do item, mais de 4.700 reclamações  foram registradas na plataforma 12365auto.com entre 11 e 17 de fevereiro, como reportado pela Reuters. Os compradores expressaram seu descontentamento, solicitando reembolsos por terem adquirido os veículos sem o auxílio à condução.

BYD King GS
BYD King GS Foto: Divulgação: BYD

A descoberta de que pagaram o mesmo preço por um carro que, em poucos meses, incluirá o sistema sem custo adicional, deixou diversas queixas. 

Um proprietário do Seal 06 DM-i compartilhou sua frustração, dizendo que havia questionado os vendedores repetidas vezes sobre a inclusão do sistema autônomo antes de fazer a compra. Em resposta às queixas, a 12365auto.com informou que a BYD encaminhou as reclamações ao departamento responsável.

O novo sistema ADAS God's Eye da BYD será dividido em níveis: God's Eye A , God's Eye B e God's Eye C. Cada nível irá usar um hardware diferente. Os carros mais básicos, como o Seagull (Dolphin Mini), irá utilizar o  God's Eye C, enquanto o nível "B" será integrado ao Han, por exemplo, além da marca premium chamada Denza. Já o God's Eye A, será visto na marca de luxo Yangwang, como por exemplo o esportivo U9, já visto no Brasil.