x
UAI
DICAS

Carros usados: veja os golpes mais comuns e saiba como se proteger

Criminosos articulam trapaças para quem deseja comprar ou vender os veículos

Publicidade
A chave do carro precisa estar em local de fácil acesso para não atrasar a entrada no carro
A chave do carro precisa estar em local de fácil acesso para não atrasar a entrada no carro Foto: Reprodução

Após números impressionantes em 2024, o mercado de carros usados seguiu a todo vapor em janeiro, com um crescimento de 2,1% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Porém, independentemente se você vai comprar ou vender um veículo, é preciso ficar muito atento com as tentativas de golpe

Para ajudar o leitor a não se complicar na negociação de um automóvel usado, o Portal Vrum listou as armadinhas mais comuns. Abaixo, veja algumas dicas e saiba como se proteger contra os criminosos que agem no meio automotivo. 

1) Invasão do app de mensagem

Este é um dos golpes mais atuais e sofisticados. Nele, o criminoso invade o aplicativo de conversa do anunciante do veículo. Desta forma, já no final da negociação, o golpista bloqueia a conta do proprietário do carro e passa ao comprador os dados falsos para o pagamento. Para se precaver, o recomendado é checar as informações do vendedor antes de realizar a transferência do dinheiro. 

2) Intermediário

Este tipo de trapaça é feita para prejudicar tanto o vendedor quanto o comprador de um veículo usado. Na prática, o golpista encontra um anúncio na web, copia todas as informações do carro e cria outro parecido, mas com um valor bem mais atrativo. 

Na sequência, o criminoso marca encontros para conhecer o comprador e o vendedor original, com a intenção de passar credibilidade. Por fim, o responsável pela fraude pede ao interessado no automóvel para depositar o dinheiro em uma conta de um terceiro. Ao desaparecer, o criminoso ainda faz com que comprador desconfie do vendedor original do veículo. Por conta deste golpe, é interessante pesquisar sobre o passado do interessado em adquirir ou negociar o carro.

3) Sinal falso

Um dos golpes mais conhecidos... Normalmente, o bandido anuncia o veículo com um preço atrativo, bem abaixo da Tabela Fipe. O interessado, então, pede para marcar um encontro e averiguar o carro. Antes disso, porém, o "falso vendedor" diz que precisa receber um "sinal" adiantado, já que outras pessoas também estão de olho no automóvel.

Logo depois de receber a transferência, ele some e apaga o anúncio. Para não cair nesta trapaça, o recomendado é não fazer o sinal e verificar a existência do veículo antes de qualquer acordo. 

4) Golpe de locadora

A armadilha também ficou mais conhecida recentemente. O criminoso aluga um carro na locadora, cria um documento falso e realiza um anúncio. O comprador, assim, acredita que está tudo em ordem com o veículo e efetua a transferência. Pouco tempo depois, a locadora vai atrás do veículo e, claro, fica com o bem. Por conta deste tipo de golpe, é sempre recomendado pedir o histórico do automóvel. 

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas