Alguns clientes da Volvo na China ficaram preocupados após descobrirem o que acreditam ser peças falsas em seus veículos. Os relatos criaram uma grande repercussão nas redes sociais e fez a montadora sueca ter que produzir uma nota oficial sobre o ocorrido e investigar o caso.
O caso em questão começou com um proprietário de um Volvo S60, veículo que já foi vendido no Brasil. O consumidor percebeu que os alto-falantes premium colocados nos carros, em vez de estar escrito Bower & Wilkins, estava com a inscrição Bowers & VVilkins com a letra “V” substituindo o “W”, o que levantou suspeitas sobre a autenticidade dos componentes.
Outros relatos na internet comentaram outras grafias incorretas, como Bovvers & Wilkins, segundo informações do site chinês Sohu. O consumidor do S60 também relatou que a manopla do câmbio em cristal, um dos destaques dos veículos Volvo, não emitia luz como é típico nestes modelos.
O incidente ganhou fama, de fato, quando o dono do veículo, frustrado com a falta de reconhecimento do problema por parte de um vendedor que não dominava o inglês, levou sua insatisfação para as redes sociais. A situação se complicou por conta da barreira linguística e a aparente desinformação do atendente sobre a diferença entre as letras “VV” e “W”.
Desta forma, várias narrativas de supostas peças falsas foram parar nas redes sociais após o relato do proprietário do S60. O caso foi tamanha que a Volvo se viu obrigada a emitir um comunicado público. Na nota, a empresa afirmou que irá investigar as alegações e agir de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis.
"A Volvo Cars atribui grande importância ao 'comportamento irregular no processo de vendas de carros novos' relatado por alguns clientes recentemente. Pedimos desculpas profundamente pelos problemas e inconveniências causados aos clientes por este incidente. A Volvo Cars sempre está ao lado de seus clientes e nunca tolerará qualquer comportamento que prejudique os interesses dos usuários. “Após o incidente, a Volvo Cars imediatamente iniciou uma investigação especial. Manteremos os princípios de abertura e transparência, investigaremos completamente a causa do incidente e lidaremos com ele adequadamente de acordo com as leis e regulamentos para garantir que os direitos e interesses legítimos dos clientes sejam totalmente protegidos. A Volvo Cars implementa um rigoroso sistema de gerenciamento de rastreabilidade full-link para acessórios originais. Cada acessório original atende aos padrões globais unificados de qualidade, proporcionando aos clientes uma experiência de carro segura e sem preocupações. A Volvo Cars sempre foi centrada no cliente e comprometida em fornecer produtos e serviços seguros e confiáveis. No futuro, fortaleceremos ainda mais a supervisão e o gerenciamento de revendedores autorizados, padronizaremos de forma abrangente os padrões e processos de serviço de vendas e protegeremos efetivamente os direitos e interesses legítimos de cada cliente."
por Volvo Cars em resposta às acusações de peças falsas
Este incidente ocorre em um momento delicado para a Volvo na China, onde a montadora tem observado uma queda nas vendas. A empresa vendeu 156 mil unidades a menos em 2024 em comparação com o ano anterior, representando uma diminuição de 8,2% no volume de vendas.
- Acompanhe também o Vrum no Youtube e Dailymotion.