Com a mudança programada de combustível para o próximo ano, o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Ben Sulayem, revelou o desejo antigo de voltar a utilizar os motores V10 nos carros da Fórmula 1. Essa opção, além de atrair os fãs mais antigos das corridas, poderia reduzir a emissão de poluentes.
Os motores utilizados atualmente são V6 turbo híbridos, já pensando em reduzir as emissões de poluentes pelos carros da categoria. A ideia de Sulayem é voltar com os motores V10, porém utilizando os novos combustíveis sintéticos.
Em entrevista ao Motorsport.com, o CEO da F1 afirmou que caso os combustíveis sintéticos se mostrem bastante sustentáveis, a ideia de voltar a utilizar os motores v10 pode ser levada adiante. Não apenas por conta do peso, já que os carros ficariam mais leves, como também o som dos motores se aproximaria mais do que já foi anos atrás.
“Se o combustível sustentável estiver fazendo o trabalho certo para ser de emissão zero e estivermos levando a questão da sustentabilidade da maneira correta, talvez não precisemos mais ser tão complicados ou tão caros em termos de desenvolvimento de motores (...) Portanto, talvez pensemos em voltar aos motores que são muito mais leves e talvez com um bom som."
Apesar de ser um sonho para os fãs das corridas da velha guarda, essa mudança depende dos fabricantes atuais, que tendem a optar pela motorização híbrida, pelo fato de ser uma tecnologia cada vez mais presente nos carros de rua.
- Acompanhe também o Vrum no Youtube e Dailymotion.