O uso de películas automotivas é permitido no Brasil e por isso muitos optam por colocar este acessório para que seu carro fique mais seguro ao parar na rua, e não atraia os olhos de ladrões. Outros optam pensando não só na segurança mas também na estética e na privacidade.
Entretanto, há uma regulamentação sobre o uso do “Insulfilm”, e caso não seja seguida, pode ser considerada uma infração. O CONTRAN, é o órgão responsável pela fiscalização das películas automotivas, que tem como objetivos segurança, privacidade e conforto térmico, mas também tem que garantir uma boa visibilidade para o motorista.
Cada janela do carro tem uma regulamentação diferente, confira:
1- Para-brisa
-
Pode ser escurecido em até no máximo 30%, ou seja, 70% de transmissão luminosa;
-
Não é permitido a instalação de lentes refletivas ou espelhadas;
-
Caso queira utilizar a faixa degradê, o máximo é de 50 cm de altura, e não poderá ultrapassar 50% de escuridão.
2- Vidros laterais dianteiros
-
Podem bloquear até 30% da luz;
-
Devem garantir a boa visibilidade do motorista, tendo 70% de projeção luminosa.
3- Vidros traseiros
-
Não há exigência mínima;
-
É possível colocar até a mais escura, que permite a entrada de apenas 5% de luz, popularmente conhecido como G5;
-
Mas o motorista precisa garantir que consegue usar os retrovisores traseiros.
Penalidades e motivos
Caso o veículo seja flagrado com as películas fora das especificações regulamentadas, ou não possuir o selo do INMETRO, será considerado infração grave, recebendo 5 pontos na carteira além de uma multa no valor de R$195,23. Além de ter o carro retido até conseguir remover a película irregular.
O motivo para essa regulamentação rigorosa é justamente evitar que a visão do motorista seja prejudicada, podendo assim gerar acidentes, especialmente à noite ou em dias chuvosos.
Além disso, a transparência do vidro dianteiro é necessária para que os agentes de trânsito ou policiais possam ver o interior do veículo antes de realizar uma abordagem, prezando pela segurança não só das autoridades, como também dos ocupantes do veículo.
Tipos de películas recomendados
-
Películas de controle solar: Feitas para bloquear o calor e os raios UV, reduzindo o aquecimento interno do veículo, sem precisar utilizar tons mais escuros;
-
Películas de carbono: Mais resistentes e eficientes na redução de calor, além de escurecer os vidros por fora, mas sem prejudicar a visibilidade de dentro;
-
Películas blindadas: Não são aprova de balas, mas ajudam a reforçar a segurança do carro ao tentarem quebrar os vidros, impedindo que eles se estilhacem, sendo bastante recomendadas para quem anda bastante nos centros das cidades.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas