A nova geração do Jeep Compass já está tomando forma na Europa, mas agora enfrenta obstáculos na América do Norte, especialmente no Canadá, onde está localizada a fábrica de Brampton escolhida para sua produção.
A Stellantis havia prometido que a estreia do Compass na América do Norte ocorreria em 2026, porém, Lou Ann Gosselin, porta-voz da Stellantis, disse ao site Carscoops, que todos os trabalhos relacionados ao Compass foram pausados.
"À medida em que navegamos no ambiente dinâmico atual, a Stellantis continua a reavaliar sua estratégia de produto para a América do Norte para garantir a seus clientes uma gama de veículos com motorizações flexíveis a fim de melhor atender suas necessidades. Como resultado, a empresa pausou temporariamente os trabalhos para a nova geração do Jeep Compass, incluindo as atividades na fábrica de Brampton. Isso não muda nossos planos de investimentos no local."
por Lou Ann Gosselin, porta-voz da Stellantis
Isso inclui também uma pausa temporária na produção da próxima geração do Compass, que também afetará outras atividades na fábrica de Brampton, conhecida pela produção do Chrysler 300, Dodge Charger e Challenger.
Este atraso, que pode variar de oito a doze meses, não afeta os planos para a Europa, onde a produção do novo Compass continua programada para começar em 2026 na fábrica de Melfi, Itália. A apresentação do modelo deve ocorrer ainda neste ano.
No Brasil, a produção está prevista para começar no primeiro trimestre de 2027 no complexo de Goiânia (PE), com a mesma plataforma STLA Medium, como revelado pelo site Autos Segredos.
É esperado que o SUV médio ofereça por aqui motores turbo T270 com câmbio automatizado de dupla embreagem, chamado de e-DCT, além de versões híbridas-leve (MHEV) e híbrida plug-in (PHEV).
Segundo ainda o Autos Segredos, o Compass de nova geração irá ter na configuração híbrida plug-in (PHEV) dois motores elétricos, permitindo que o Compass opere totalmente em modo elétrico quando combinado com o motor térmico.
A plataforma STLA Médium suporta até 98 kWh, oferecendo uma autonomia de mais de 700 km. A plataforma também é projetada para suportar recarga rápida, capaz de recarregar de 20% a 80% em cerca de 27 minutos.
Com dimensões que variam de 4,30 m a 4,90 m de comprimento e entre-eixos de 2,70 m a 2,90 m, o novo Compass promete trazer maior espaço entre os ocupantes, superando as medidas do modelo atual que possui 4,40 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos.
Enquanto a nova geração do Compass se prepara para conviver com o modelo atual no mercado brasileiro, similar ao que acontece com o Nissan Kicks, a Stellantis ainda avalia a introdução de uma versão elétrica na América do Norte.
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!