A Lecar, empresa brasileira que pretende fabricar o primeiro híbrido nacional, ainda está longe de iniciar a produção do modelo 459, mas já fala em produzir um segundo modelo. Segundo informações de Jorge Moraes, colunista do Portal Uol, a Lecar trabalha no projeto de uma picape híbrida.
A Lecar Campo, terá 4,5 metros de comprimento, sendo que 2,7 m serão de entre-eixos. A picape mais vendida do Brasil é a Fiat Strada, que na configuração cabine dupla oferece 4,48 metros de comprimento, com 2,73 m de entre-eixos.
O conjunto motriz será o mesmo anunciado pelo Lecar 459. Um motor a combustão 1.0 turbo, que fará a função de gerador de energia para as baterias de 18,4 kWh. A tração será responsabilidade de um propulsor elétrico, que mandará força para as rodas traseiras.
Segundo a reportagem, fala-se em 100 km de alcance em modo elétrico. Com as baterias carregadas e o tanque de combustível cheio de etanol, a expectativa da fabricante é rodar mil quilômetros, mas até o momento esses números não foram comprovados, até porque, os carros da Lecar ainda nem entraram em testes.
Rodrigo Rumi, vice-presidente de Marketing e Inovação da empresa, afirmou ao colunista que o Lecar 459 estará em testes já no primeiro semestre, com a Campo indo às ruas a partir do segundo semestre.
O que chama a atenção são as metas extremamente ousadas e otimistas, afinal, a Lecar ainda não possui uma fábrica. A ideia da empresa é construir sua estrutura em Sooretama (ES), mas não existe, até o momento, notícias sobre o início das obras. O que existe é declarações da empresa afirmando que as obras começam este ano e serão concluídas em 24 meses.
Para efeito de comparação, as obras da BYD em Camaçari (BA), na antiga fábrica da Ford, começaram em março de 2024 e, segundo o cronograma original, deveriam ser concluídas ainda no ano anterior. É importante ressaltar que a fábrica da empresa chinesa deverá ser bem maior que a da Lecar.
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