x
UAI
Ambiciosos!

Lecar sonha com produção de picape híbrida nacional

Apesar do primeiro carro da marca estar longe da produção, empresa já fala em segundo produto

Publicidade
Picape Lecar
Picape Lecar Foto: Divulgação

A Lecar, empresa brasileira que pretende fabricar o primeiro híbrido nacional, ainda está longe de iniciar a produção do modelo 459, mas já fala em produzir um segundo modelo. Segundo informações de Jorge Moraes, colunista do Portal Uol, a Lecar trabalha no projeto de uma picape híbrida.

A Lecar Campo, terá 4,5 metros de comprimento, sendo que 2,7 m serão de entre-eixos. A picape mais vendida do Brasil é a Fiat Strada, que na configuração cabine dupla oferece 4,48 metros de comprimento, com 2,73 m de entre-eixos.

O conjunto motriz será o mesmo anunciado pelo Lecar 459. Um motor a combustão 1.0 turbo, que fará a função de gerador de energia para as baterias de 18,4 kWh. A tração será responsabilidade de um propulsor elétrico, que mandará força para as rodas traseiras.

Segundo a reportagem, fala-se em 100 km de alcance em modo elétrico. Com as baterias carregadas e o tanque de combustível cheio de etanol, a expectativa da fabricante é rodar mil quilômetros, mas até o momento esses números não foram comprovados, até porque, os carros da Lecar ainda nem entraram em testes.

Rodrigo Rumi, vice-presidente de Marketing e Inovação da empresa, afirmou ao colunista que o Lecar 459 estará em testes já no primeiro semestre, com a Campo indo às ruas a partir do segundo semestre.

O que chama a atenção são as metas extremamente ousadas e otimistas, afinal, a Lecar ainda não possui uma fábrica. A ideia da empresa é construir sua estrutura em Sooretama (ES), mas não existe, até o momento, notícias sobre o início das obras. O que existe é declarações da empresa afirmando que as obras começam este ano e serão concluídas em 24 meses.

Para efeito de comparação, as obras da BYD em Camaçari (BA), na antiga fábrica da Ford, começaram em março de 2024 e, segundo o cronograma original, deveriam ser concluídas ainda no ano anterior. É importante ressaltar que a fábrica da empresa chinesa deverá ser bem maior que a da Lecar.