x
UAI
Já foi pego?

Os radares mais crueis de São Paulo: conheça os que mais aplicam multas

Com mais de 53 mil infrações no ano passado, são 147 infrações por dia e pesadelo de muita gente

Publicidade
Equipamento de radar com veículos passando pela avenida
Equipamento de radar com veículos passando pela avenida Foto: Leandro Couri - EM - DA Press

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito divulgou quais foram os radares que mais multaram na cidade de São Paulo em 2024. O equipamento que mais autuou na cidade foi na Avenida Prestes Maia, número 913, sentido Aeroporto de Congonhas, vindo da Zona Norte, esse equipamento é o líder absoluto em multas

De acordo com o órgão, ele flagrou nada menos que 53.849 infrações ao longo de 2024. Em média, por dia, são geradas 147 multas ou 0,27% de multas no dia. Por semana, chega a 1,91%. Já por mês, pensando em 30 dias, são 8,19% de multas. 

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que 59.597 veículos passam por ali diariamente. Com tanto fluxo, não é surpresa que as infrações sejam frequentes. Os principais motivos são excesso de velocidade – o limite na Prestes Maia é de 50 km/h –, desrespeito ao rodízio e circulação de caminhões em horários proibidos. 

Em segundo lugar aparece o radar da Marginal Tietê, antes da ponte do Jaraguá, sentido Cebolão, com 42.647 multas. Na terceira posição está o da Alameda Gabriel Monteiro da Silva, no bairro dos Jardins, que registrou 42.379 infrações. 

O quarto lugar vai para a pista expressa da Marginal Pinheiros, também sentido Cebolão, com 41.174 multas. Fechando o top 5, a Avenida Alcântara Machado, na altura do número 638, aplicou 39.347 multas. 

Avenida de São Paulo com vários veículos cobrindo a via nos dois sentidos. No lado esquerdo da foto é possível visualizar copas de árvores com folhagem verde e rosa. Ao fundo é visto monumento esquio na vertical e céu claro com nuvens mais ao fundo.
Avenida de São Paulo com vários veículos cobrindo a via nos dois sentidos Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

A Secretaria Municipal da Fazenda disse que a arrecadação com multas em 2024 ficou abaixo do esperado. A meta era de 1,9 bilhão de reais, mas o valor arrecadado foi de 1,1 bilhão. 

Desse montante, 4,1 milhões de multas vieram de radares fixos, como o da Prestes Maia, enquanto 1,4 milhão foram aplicadas por agentes de trânsito. Além disso, cerca de 278 mil infrações registradas por radares fixos não têm localização específica nos arquivos da Prefeitura.

Quanto aos veículos mais multados, os carros dominam a frota da cidade, representando 67% dos 10,5 milhões registrados, mas responderam por 57% das infrações. Já os utilitários, como vans e furgões, que são 14% da frota, se destacaram negativamente, levando 24% das multas. As motos, com 15% dos veículos, ficaram com 11% das infrações.