O BYD Dolphin é um sucesso de vendas no Brasil, terminando os últimos dois anos como o carro elétrico mais vendido no país. Além de ser "acessível" para o padrão de veículos eletrificados, o hatch se destaca pela segurança, conforto, tecnologia e, claro, economia.
Apesar disso, o BYD Dolphin também é alvo de queixas de seus usuários. Seja nas redes sociais ou no Reclame Aqui, site que permite a interação entre empresas e clientes, o hatch elétrico recebe algumas críticas recorrentes.
Desta forma, com a ideia de ajudar os interessados em comprar o veículo, a reportagem do Portal Vrum selecionou as queixas mais frequentes do BYD Dolphin no Reclame Aqui. Confira abaixo.
App
A tecnologia, sem dúvida, é um dos atrativos do BYD Dolphin. Contudo, alguns clientes alegaram ter problemas no aplicativo, que faz a conectividade entre o celular do proprietário e o carro. Esta foi uma queixa de Tiago, morador de Belo Horizonte (Minas Gerais).
"Informaram que o app BYD iria funcionar depois de 48h do cadastro, que foi feito no dia 28/02/2024, na retirada do veículo na concessionária. Depois de muita insistência, o app começou a funcionar aproximadamente uns 10 dias depois, porém no dia 23/02/2024 o app parou de funcionar novamente", declarou.
Cartão NFC
Outros donos do veículo alegam que não receberam o cartão NFC, que permite o acesso ao carro e a partida por aproximação, na compra do Dolphin. Este foi o caso, por exemplo, de Francisco, morador de Sobral (Ceará).
"Até o momento, não recebi o cartão NFC que deveria vir com o veículo. Entrei em contato com a concessionária algumas vezes, até mesmo para comprar o cartão, mas eles nunca me deram assistência adequada. Acredito que este cartão seja essencial para o uso completo dos recursos do carro e gostaria de pedir ajuda para resolver este problema", disse o dono de um modelo 2023/2024.
Carregador portátil
A insatisfação dos clientes do BYD Dolphin também passa por não receber o carregador portátil. Um dos reclamantes é Rodrigo, morador de Porto Seguro (Bahia), que alega dificuldade em receber o item após adquirir o veículo na promoção.
"Na hora da entrega do carro, o vendedor me falou que não tinha o carregador portátil para entrega imediata e teria que aguardar a fábrica mandar para a concessionária, podendo demorar de 30 a 40 dias. Como eu não tinha outra alternativa, tive que aceitar aguardar esse prazo. Porém, já se passaram mais de 40 dias e a concessionária diz que ainda não chegou o carregador. Eles me disseram, ainda, que o prazo pode se estender até 90 dias ou mais", relatou.
Pós-venda
A BYD, ainda, vem desagradando os seus clientes no trabalho de pós-venda. No Reclame Aqui, diversos proprietários do Dolphin reclamaram da atenção da montadora. A empresa chinesa, inclusive, virou alvo na Câmara dos Deputados depois das queixas.
"A BYD agradou o consumidor ao trazer o compacto Dolphin com preço agressivo, o que fez com que a concorrência revisse seus preços. O problema é que o pós-venda, aparentemente, não acompanhou a grande quantidade de veículos atendidos", disse o deputado Auero Ribeiro (Solidariedade-RJ), em requerimento que exige explicações.
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