A Hyundai está com um projeto pioneiro no Brasil. Nesta terça-feira (25), a montadora sul-americana informou que está testando um hidrogênio renovável numa unidade do Nexo. O teste no SUV ocorre no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), onde fica a primeira estação de abastecimento de hidrogênio renovável a partir do etanol do mundo.
O projeto da Hyundai visa avaliar a pureza do hidrogênio produzido a partir do etanol em aplicação em veículos de passeio com longa autonomia e operação em rotas variadas, expandindo a abrangência dos testes para além do transporte público.
A unidade do Nexo desembarcou no Brasil no ano passado, no encontro de líderes da Hyundai com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na ocasião, a reunião marcou um debate sobre a cadeia de hidrogênio no mundo e as grandes possibilidades de o Brasil contribuir a partir de sua larga experiência com a produção do etanol.
Com potência combinada de 163 cv entre a propulsão de célula de combustível e o motor elétrico, o Nexo armazena o hidrogênio em tanques de alta pressão que depois é combinado com o oxigênio do ar na célula de combustível, gerando eletricidade que alimenta o motor elétrico. Este processo não emite gases poluentes, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar nas cidades.
O SUV a hidrogênio da Hyundai vem equipado com tecnologias avançadas de assistência ao motorista, como frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo, além de outros itens.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion!