A preocupação de milhares de motoristas que vão "cair na estrada" no feriado do Carnaval, normalmente, está atrelada ao bafômetro. Nos próximos dias, muitos foliões vão deixar de consumir bebidas alcoólicas nas festas carnavalescas para não ter a possibilidade de receber uma infração gravíssima. Ainda assim, você sabia que é possível ser pego no teste mesmo sem ter ingerido álcool?
Em um vídeo do ano passado, que circulou nas redes sociais, o motorista de um Volkswagen Parati passou por essa situação. Na ocasião, o condutor não havia bebido antes de ser parado pelos policiais, mas acabou sendo reprovado devido ao odor de álcool presente no veículo. Isto costuma acontecer em automóveis mais antigos ou modificados.
Nesses casos, a reprovação acontece no teste passivo, aquele em que o motorista não precisa encostar a boca no aparelho. "Ele detecta a presença de álcool no ar, ele é bem sensível. Esse teste passivo é uma forma de triagem para poder saber se o condutor ali de antemão tem a probabilidade de ter ingerido bebida alcoólica ou não", disse policial rodoviário federal Allison Prihl, da assessoria de imprensa da PRF, em entrevista ao "UOL".
O motorista que passar por uma situação similar, entretanto, não precisa ficar preocupado. Assim como no vídeo acima, após a reprovação no teste passivo, o condutor é chamado para fazer o bafômetro. "Após a realização do teste passivo, caso dê positivo, acende a luz vermelha e o condutor é chamado para fazer o teste zero. Se der alguma coisa, aí que vai valer", explicou o PRF.
Extremamente conhecido entre os brasileiros, o bafômetro exige que o condutor assopre dentro de um cano. "Neste teste, não tem como ter qualquer tipo de influência além do que está dentro dos pulmões do condutor", conclui o policial.
Operação Carnaval
Com a intenção de reduzir a quantidade de acidentes neste feriado, a PRF já iniciou a Operação Carnaval, que visa aumentar a fiscalização em diversas rodovias espalhadas pelo país. Além disso, a campanha tem o objetivo de conscientizar a população quanto aos riscos de misturar a direção do carro com bebidas alcoólicas.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas