x
UAI
PODE OU NÃO PODE?

Veja se é permitido dirigir de chinelo, salto ou descalço

CTB deixa claro quais calçados podem ser utilizados pelo motorista

Publicidade
Dirigir utilizando chinelo ou calçados soltos pode ser muito prejudicial
Dirigir utilizando chinelo ou calçados soltos pode ser muito prejudicial Foto: flickr.com / Reprodução

O Carnaval desperta algumas dúvidas nos motoristas. Para quem vai para a praia, por exemplo, é possível dirigir descalço ou de chinelo? E para as mulheres que vão curtir os blocos de rua ou sair à noite... É permitido conduzir um carro de salto? Para responder essas questões, o Portal Vrum recorreu ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

Segundo o artigo 252, inciso IV, dirigir um veículo usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais é uma infração média. Ou seja, é proibido pegar no volante utilizando chinelo ou salto. 

Desta forma, o motorista que for pego pela fiscalização dirigindo seu veículo usando chinelo ou qualquer sapato que não esteja bem fixado aos pés, terá que arcar com multa de R$ 130,16 e a adição de quatro pontos ao prontuário da sua Carteira Nacional de Trânsito (CNH)

E descalço? 

Pessoa dirigindo descalço
Dirigir descalço é uma opção muito melhor que dirigir de chinelo Foto: Reprodução

 

É permitido. O CTB, até a última atualização desta reportagem, não proibia a direção de um veículo descalço. Inclusive, esta é uma excelente opção para quem estiver utilizando sapatos inadequados, como chinelos, rasteiras, salto alto ou quaisquer calçados soltos.

A proibição de dirigir com um calçado solto tem relação com a segurança, já que o uso pode atrapalhar na hora de colocar os pés nos pedais. Isso porque o sapato pode se soltar do pé, enroscar no pedal - impedindo o acionamento do freio, do acelerador ou da embreagem -, com risco de causar acidentes.

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!