O pedágio Free Flow já multou mais de 1 milhão de motoristas por evasão desde que começou a ser utilizado no Brasil. Ao passar pelo sistema sem cancela e não pagar a tarifa em até 30 dias, o condutor comete uma infração grave, recebendo 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e pagando uma indenização de R$ 195,13. Mas, afinal, como funciona este pedágio? Para tirar dúvidas do leitor, o Portal Vrum preparou um manual sobre o assunto. Veja abaixo.
Como funciona o pedágio Free Flow?
Com a implementação do Free Flow, o funcionamento da cobrança da tarifa é feito através de duas formas: pela identificação da placa do veículo que estiver passando pelo trecho ou por uma TAG (etiqueta eletrônica) que é um chip que emite sinais com as informações do veículo. Logo após passar pelo pórtico de cobrança, os dados são registrados e são encaminhados para a operadora de pagamento.
Onde estão os pedágios Free Flow?
BR 101 - Rio - Santos
-
Km 44 - Itaguaí
-
Km 447 - Mangaratiba
-
Km 538 - Paraty
-
Ubatuba – km 31,80 – sentido Rio de Janeiro
-
Paraty – km 580 – sentido Rio de Janeiro
-
Angra dos Reis – km 528 – sentido Rio de Janeiro
-
Angra dos Reis – km 471,45 – sentido Rio de Janeiro
-
Mangaratiba – km 417,40 – sentido Rio de Janeiro
Caminhos da Serra Gaúcha (ERS-122)
- Km 108
- Km 151 (fev)
- Km 45 (fev)
- Km 4 (fev)
Como é feito o pagamento?
O pagamento deve ser feito pelos canais online de autopagamento da concessionária, estabelecimentos credenciados ou por totens presenciais de autoatendimento. Caso você já possua uma TAG em seu veículo, a tarifa é encaminhada diretamente para a fatura da sua operadora e se a mesma não chegar, há uma consulta posterior a partir da identificação da placa.
Os veículos que não possuem uma TAG são reconhecidos pelo sistema que faz a leitura da placa e o pagamento estará disponível em até 48 horas após a passagem pelo Free Flow. O motorista necessita realizar um cadastro no site ou app da CCR RioSP, CSG FreeFlow ou EcoNoroeste, a depender de qual local você estiver viajando, para consultar as informações de suas viagens.
Há algum tipo de desconto?
Sim, este sistema conta com o Desconto de Usuário Frequente (DUF) e o Desconto Básico TAG (DBT). É importante verificar nos sites das concessionárias informados acima na matéria, a categoria e o tipo de desconto que o seu veículo e a sua rotina de viagens se enquadram.
Multas podem ser suspensas?
O Senado analisa uma proposta para suspender por um ano as multas por evasão no sistema de pedágio sem cancela. A medida foi incluída pelos deputados, em 2024, no projeto do senador Eduardo Girão (NOVO-CE) que permite o pagamento de pedágio em rodovias federais por outros meios além do dinheiro (PL 4.643/2020). A proposta voltou para o Senado, que precisa confirmar a mudança para que ela vá para sanção presidencial. Não há um prazo definido para a votação do texto.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!