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Tome cuidado!

5 erros que você pode cometer ao frear seu carro

Apesar de ser um item de segurança obrigatório, caso não use os freios da forma correta, pode colocar sua vida em risco

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O correto é pisar somente no pedal do freio para depois acionar o da embreagem
O correto é pisar somente no pedal do freio para depois acionar o da embreagem Foto: O correto é pisar somente no pedal do freio para depois acionar o da embreagem

Uma das peças mais importantes do carro, que sempre deve estar bem cuidada, é o sistema de freios. É necessário manter as manutenções em dia, para que quando eles forem exigidos, não falhem. 

Alguns sinais de que já está na hora de checar o estado dos freios podem ser percebidos durante o uso do carro, como por exemplo o pedal mais duro que o normal, o aumento da distância para parar totalmente o veículo, e até vazamentos de fluidos. 


E mesmo estando tudo em ordem, ainda há cuidados necessários a serem tomados enquanto guia o veículo, para garantir não apenas a conservação do equipamento mas também a sua segurança no trânsito. Confira agora alguns erros comuns que podem colocar sua vida em risco:


Frear em cima da hora

O erro mais comum dos motoristas, é frear em cima da hora, exigindo mais do sistema de frenagem do veículo, além de gastar mais as pastilhas de freio. O ideal é andar a uma distância segura do carro da frente, em uma velocidade dentro do limite da via, para que quando tiver que usar os freios, haja tempo e espaço suficiente para realizar a parada.

Sistema de freio mecânico retirando pastilhas em manutenção em oficina mecânica
A pastilha de freio deve ser verificada periodicamente para se avaliar a espessura do material de revestimento sobre a base de aço Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

Além de abusar das pastilhas e do fluido, o consumo de combustível também é afetado, já que quanto maior for a força gasta para frear o carro, maior será o consumo do veículo. Portanto, o melhor a fazer é evitar esse problema e andar na distância correta para uma frenagem mais suave.


Não utilizar o freio motor 

O freio motor é acionado quando o carro está engrenado, e a pressão do motor exerce uma força sobre as rodas, sem utilizar qualquer um dos pedais. Essa prática é muito utilizada para descer ladeiras muito íngremes, para não desgastar demais os freios; mas no dia a dia, em vias normais, não é o ideal. 

Fiat 500 Sport Air 1.4 16V modelo 2012 branco interior câmbio manual e painel estático no calçamento
Ao estacionar o veículo, é ideal deixa-lo engatado Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

No trânsito, em pistas molhadas ou ultrapassagens, essa técnica não é recomendada pois é uma forma de frenagem progressiva, ou seja, nos centros urbanos utilizar esse método pode acarretar acidentes.


Não andar em ponto morto

Andar com o carro desengatado é uma prática recorrente dos brasileiros, ainda mais na hora de parar o veículo. Quando se aproxima de um sinal, ou parada obrigatória, muitos motoristas desengatam o câmbio e param apenas pisando no freio, sem o auxílio da embreagem.

Alavanca do câmbio manual de seis marchas do Renault Fluence GT
Andar na rua com câmbio desengatado consome mais combustível Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

Além de exigir mais das pastilhas de freio, pois com o carro engatado, o motor exerce uma força para diminuir a velocidade, o consumo de combustível ao utilizar os freios dessa forma, é maior que o tradicional.

 

Manter o pé após freada brusca

Quando está viajando, em velocidade constante das rodovias (geralmente acima dos 100 km/h), e avista um engarrafamento logo à frente, muitos freiam antes para poupar seu sistema de freios.

pedal do freio sendo acionado por pe calcado com tenis bege claro
O correto é pisar somente no pedal do freio para depois acionar o da embreagem Foto: O correto é pisar somente no pedal do freio para depois acionar o da embreagem

Entretanto, alguns motoristas se distraem e freiam em cima da hora, e nesse caso quando o carro parar completamente, o recomendado é retirar o pé do pedal do freio. Dessa forma, o sistema que foi muito exigido, poderá se recuperar. Mas caso mantenha o pé lá embaixo, os freios podem superaquecer, reduzindo sua eficiência e aumentando o risco de falha.


Excesso de bagagem

Todo carro tem um limite máximo de carregamento de peso, que deve ser respeitado. Ele existe para mostrar o quanto o veículo aguenta, e caso esse limite seja ultrapassado, poderá gerar consequências. 

Hyundai HB20S prata modelo 2013 de traseira com porta-malas aberto com malas estático no estúdio
Não é correto exceder o limite de bagagem dos carros Foto: Hyundai/Divulgação

A principal questão é o mau funcionamento dos freios, que estão regulados para no máximo a capacidade registrada. Caso esse limite seja excedido, os freios podem perder eficiência, aumentando a distância de parada, além de gerar maior consumo de combustível.