x
UAI
FIQUE ESPERTO

Vai beber no Carnaval? Veja quanto tempo você deve esperar para dirigir

Folião que for flagrado conduzindo sob efeito de álcool recebe multa pesada, tem a CNH cassada e pode até responder criminalmente

Publicidade
Teste do bafômetro acoplado aos veículos impedirá motoristas de trafegarem sob efeito de álcool
Teste do bafômetro acoplado aos veículos impedirá motoristas de trafegarem sob efeito de álcool Foto: Internet / Reprodução

Os milhares de brasileiros que vão curtir o Carnaval já sabem que a Lei Seca proíbe o motorista de dirigir seu veículo sob efeito de álcool. Mas, para quem está pensando em "tomar umas" durante o feriado, a pergunta que fica é: quanto tempo eu preciso esperar para pegar no volante após ingerir bebidas alcoólicas? 

 

A pergunta, porém, não é simples de ser respondida e depende de diversos fatores. Além da quantidade e do teor alcoólico da bebida consumida, alguns fatores genéticos e externos fazem com que a absorção do álcool pelo corpo varie de pessoa para pessoa.

Uma pessoa que consome apena um copo de cerveja, por exemplo, não deve ser pega no bafômetro após uma ou duas horas. Entretanto, como não existe um cálculo exato, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) orienta os motoristas a dirigir somente 12 horas após a "saideira". Neste período, ainda que o condutor tenha "chutado o balde", é improvável a reprovação no teste. 

Desta forma, o órgão pede que o motorista seja consciente e deixe o carro na garagem caso deseje consumir bebidas alcoólicas. O período de festas e férias é o que mais resulta em acidentes provocados por condutores irresponsáveis. Além disso, há um aumento nas multas por excesso de velocidade e consumo de álcool.

A infração para quem é flagrado dirigindo sob efeito de álcool é considerada gravíssima. O motorista recebe uma multa pesada (R$ 2.937,70) tem a CNH cassada por 12 meses e pode até responder criminalmente. 

Operação Carnaval

Para reduzir a quantidade de vítimas nas rodovias, a PRF lançou a Operação Carnaval, que visa conscientizar a população e aumentar a fiscalização. A iniciativa é válida até a Quarta-Feira de Cinzas (5) e fará com que mais policias trabalhem nas estradas espalhadas pelo país. Em paralelo, a PRF também divulgou um conjunto de medidas para ajudar o motorista antes e durante o deslocamento

Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!