O brasileiro, quando compra um carro, muitas vezes já pensa na revenda antes mesmo de tirar o veículo da loja. Não é só sobre curtir o modelo, é sobre o bolso, sobre quanto aquele investimento vai render. E em um mercado onde as picapes estão cada vez mais fortes, com 536.604 emplacamentos em 2024, um salto de 17,04% em relação aos 458.498 de 2023, representando 11,3% das vendas totais de veículos —, essa lógica fica ainda mais evidente.
Um estudo feito pela Mobiauto mostrou que apenas uma picape valorizou entre janeiro de 2024 a janeiro de 2025. E, surpresa, não foi a Toyota Hilux, queridinha das médias e líder de vendas. Quem levou o troféu foi a Ford Ranger, com alta de 6,28%, enquanto todas as outras ficaram com a desvalorização.
A Ford Ranger vem conquistando o público e foi a segunda picape média mais vendida de 2024, desbancando a Chevrolet S10. A nova geração, que desembarcou em junho de 2023 e ganhou a versão Black em outubro de 2024, não só segurou o preço como subiu de R$ 280,044,17 para R$ 297.641,72, de acordo com o levantamento.
No Brasil, a picape da Ford, produzida em Pacheco, na Argentina, teve 2.619 emplacamentos só em janeiro de 2025, ficando atrás da Toyota Hilux, que cravou 3.747 no mesmo mês. No ano todo, a Ranger acumulou mais de 31 mil unidades, um crescimento de 12% em relação a 2023, mostrando que o modelo está ganhando relevância.
Já para outras picapes, o estudo da Mobiauto mostrou que a Chevrolet Silverado ficou com o segundo lugar, com uma desvalorização de apenas -5,45%. O curioso é por ser uma picape grande, de luxo, com só 1.277 emplacamentos no ano, que custa atualmente R$ 566.190.
Logo atrás veio a Fiat Strada, líder absoluta com quase 145 mil unidades vendidas em 2024, mas que caiu -6,18%. A Ram Rampage, novata, ficou em quarto, com -9,16%, seguida pela Renault Oroch, com -9,71%.
A Nissan Frontier marcou -11,44%, a Fiat Toro -12,43%, e a Chevrolet Montana -14,45%. A Toyota Hilux, mesmo com seus impressionantes 50 mil emplacamentos, perdeu -14,62%, enquanto a Mitsubishi L200 Triton Sport caiu -16,65%, e a Chevrolet S10 cabine dupla despencou -21,38% — a maior baixa da lista.
Olhando a lista podemos perceber que a Strada, por exemplo, reina nas vendas há quatro anos, mas não escapou da desvalorização. A Hilux, que lidera entre as médias, também viu o preço derreter. Já a Ranger, com a nova geração e um apelo renovado, virou exceção à regra.
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