No segundo dia de pré temporada da Fórmula 1, os pilotos realizaram testes na pista para testar seus carros. O piloto espanhol Carlos Sainz, da Williams, roubou os holofotes conseguindo o melhor tempo, deixando Lewis Hamilton e Charles Leclerc com a segunda e a terceira posição, respectivamente.
Hamilton se mostrou estar mais confortável no carro da Ferrari, conseguindo ser um dos mais rápidos, mas não foi o bastante para superar o tempo de Sainz. O espanhol conseguiu um tempo de 01:29.348, fazendo a melhor marca do dia, inclusive.
Já o brasileiro Gabriel Bortoleto, teve alguns problemas com o carro e não conseguiu repetir seu desempenho do primeiro dia, ficando apenas com o 15° melhor tempo dos testes do segundo dia. Faltando 90 minutos para o final dos testes, Bortoleto voltou à pista mas notou um problema em seu assoalho, e precisou voltar aos boxes para reparos.
1 |
Carlos Sainz (WILLIAMS) |
GAP |
1:29.348 |
2 |
Lewis Hamilton (FERRARI) |
+0.031 |
1:29.379 |
3 |
Charles Leclerc (FERRARI) |
+0.083 |
1:29.431 |
4 |
George Russell (MERCEDES) |
+0.430 |
1:29.778 |
5 |
Andrea Kimi Antonelli (MERCEDES) |
+0.436 |
1:29.784 |
6 |
Lance Stroll (ASTON MARTIN) |
+0.881 |
1:30.229 |
7 |
Liam Lawson (RED BULL) |
+0.904 |
1:30.252 |
8 |
Jack Doohan (ALPINE) |
+1.020 |
1:30.368 |
9 |
Pierre Gasly (ALPINE) |
+1.082 |
1:30.430 |
10 |
Isack Hadjar (RACING BULLS) |
+1.327 |
1:30.675 |
11 |
Fernando Alonso (ASTON MARTIN) |
+1.352 |
1:30.700 |
12 |
Yuki Tsunoda (RACING BULLS) |
+1.445 |
1:30.793 |
13 |
Oscar Piastri (MCLAREN) |
+1.473 |
1:30.821 |
14 |
Lando Norris (McLAREN) |
+1.534 |
1:30.882 |
15 |
Gabriel Bortoleto (SAUBER) |
+1.709 |
1:31.057 |
16 |
Nico Hülkenberg (SAUBER) |
+2.109 |
1:31.457 |
17 |
Esteban Ocon (HAAS) |
+3.723 |
1:33.071 |
18 |
Oliver Bearman (HAAS) |
+5.024 |
1:34.37 |
Como funcionam os testes?
Os testes de pré temporada da Fórmula 1 não servem apenas para medir tempos de volta, mas para avaliar a confiabilidade, o desempenho e o desenvolvimento dos carros. As equipes realizam diferentes tipos de simulações, como voltas rápidas (para ajustes aerodinâmicos e de pneus).
Além disso, fatores como carga de combustível, tipo de pneu e condições da pista influenciam diretamente nos tempos. Outro ponto importante é a quantidade de voltas completadas. Um carro que percorreu muitos quilômetros sem problemas, demonstra boa confiabilidade, enquanto um que passa muito tempo nos boxes pode estar enfrentando dificuldades.
As declarações dos pilotos e engenheiros também ajudam a entender o cenário, pois nem sempre um carro rápido nos testes terá bom desempenho na temporada. O verdadeiro nível de cada equipe só começa a ficar claro no primeiro fim de semana de corrida.
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