O Honda HR-V vai ter que esperar um tempo pra entrar na onda dos híbridos no Brasil. A terceira geração do SUV compacto, que será a quarta no mundo, já que a primeira, de 1998, não veio pra cá, só deve chegar entre 2027 e 2028. Desta forma, o SUV só irá ganhar eletrificação na próxima geração com uma nova plataforma.
A informação vem do site Auto Segredos que informa que o modelo finalmente terá o sistema híbrido e:HEV, já usado no Civic, Accord e CR-V por aqui. Em 2024, o HR-V foi o sétimo SUV mais emplacado do país, com vendas fortes no varejo — diferente do líder T-Cross, que domina via vendas diretas —, e se tornou o carro mais vendido da Honda no Brasil no último ano.
Mesmo assim, a marca não parece ter pressa para eletrificar esse sucesso, enquanto o Corolla Cross, seu rival direto, já oferece versões híbridas desde 2021 e lançará neste ano o primeiro SUV compacto híbrido (HEV) do Brasil, o Yaris Cross.
O sistema e:HEV combina um motor a combustão — nos modelos atuais, um 2.0 aspirado — com dois motores elétricos: um gera energia pra bateria, e o outro traciona as rodas. Na maioria das vezes, o elétrico é quem manda, com a bateria sendo recarregada pelo motor, que só entra direto em ação em velocidades de cruzeiro ou quando você pisa fundo, juntando forças para entregar potência total.
Roberto Akiyama, vice-presidente comercial da Honda, confirmou à CBN, em abril de 2024, que os híbridos nacionais só chegarão em 2028, alinhando-se com o cronograma do HR-V apontado pelo Autos Segredos.
Quando chegar, o HR-V híbrido deve vir com a plataforma PF2, segundo o site Autocar India. Essa arquitetura, voltada para compactos da Honda, é flexível como a da Stellantis, adaptando-se a motores a combustão, híbridos e elétricos puros.
Além do HR-V, ela deve abrigar o novo WR-V (previsto para 2025), o City, o Fit (vendido lá fora) e o BR-V — todos com chance de eletrificação até 2028. Hoje, o HR-V usa a Honda Global Small Car, mesma do City, mas a montadora optou por segurar a novidade somente na próxima geração.
Curiosamente, na Europa, o HR-V já tem uma versão elétrica (lá chamado e:NY1), com bateria de 68,8 kWh, 204 cv, 31,6 kgfm e 412 km de autonomia (WLTP). O modelo já foi flagrado rodando em testes no Brasil, mas sem previsão de lançamento.
O HR-V atual estreou em 2015 e cresceu na segunda geração, de 2022, com 4,33 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 m de entre-eixos.
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