x
UAI
O preço da exclusividade!

Este Aston Martin na verdade é um Toyota e custa mais 3 milhões

Modelo é exclusivo e custa mais que alguns Aston Martin zero km

Publicidade
Aston Martin Cygnet V8 ao lado de um convencional, que custa cerca de R$ 200 mil
Aston Martin Cygnet V8 ao lado de um convencional, que custa cerca de R$ 200 mil Foto: Divulgação

O que você faria se ganhasse na loteria, ou se fosse muito rico? Muitos brasileiros provavelmente possuem uma resposta para isso. Se você quiser um carro exclusivo e ideal para os centros urbanos, o Aston Martin Cygnet V8 pode ser o ideal para você. 

Ao contrário do Aston Martin Cygnet original, essa unidade em específico foi encomendada por um cliente e recebeu um motor V8 de 4,7 litros e 430 cv de potência, vindo de um Vantage S no lugar do pequeno motor 1.3 de 97 cv.. O processo de conversão aconteceu em 2011 e durou 10 meses, sendo executado totalmente pelos engenheiros da Aston Martin.


Além da instalação do novo motor, o subchassi do Cygnet precisou ser adaptado e agora é o do Vantage, assim como a suspensão. A cabine recebeu bancos concha, gaiola de proteção, painel em fibra de carbono e instrumentos do Vantage. A carroceria está bem mais larga graças à nova suspensão e pneus.


Com o novo Motor, o Cygnet agora faz de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e atinge os 274 km/h de velocidade máxima, bem mais empolgante que os 11,8 segundos do e 170 km/h do Cygnet original.


O “esportivo” único apareceu à venda em uma loja do Reino Unido especializada na negociação de Aston Martins e é oferecido por cerca de 450 mil libras, cerca de 3,3 milhões na cotação atual.


No mercado brasileiro, com esse valor é possível comprar um Aston Martin Vantage 2011, avaliado em cerca de 500 mil, bem como um Aston Martin DBX707, um dos SUVs mais rápidos do mundo, avaliado em cerca de 2,5 milhões.


Como um Toyota virou Aston Martin?


O Toyota iQ foi um subcompacto da fabricante japonesa para quem precisava se locomover pelas cidades da Europa e Japão, mas precisava de algo bem compacto. Rival de Smart Fortwo, o modelo chegou a ser eleito carro do ano no Japão em 2008, seu ano de lançamento.

Em 2011, com as leis de emissões da Europa se tornando cada vez mais restritas e considerando todos os modelos da fabricante, a Aston Martin decidiu aproveitar o projeto do Toyota iQ para ter uma opção rápida que emitisse menos poluentes. 


O Aston Martin Cygnet manteve o motor 1.3 Toyota - que polui muito menos que o V8 - , mas teve o interior redesenhado, que ganhou acabamento em couro, e a dianteira e traseira foram modificadas para ganhar um visual condizente com a marca britânica. 


No lançamento, o Cygnet custava três vezes mais que o irmão japonês, e apesar de ser o Aston Martin mais acessível da gama, o modelo não fez sucesso. Em dois anos de produção, estima-se que apenas 600 carros foram vendidos na Europa e mais 150 no Reino Unido.