Lançado em 2017 com a missão de substituir o Palio, o Fiat Argo é um sucesso de vendas. No ano passado, por exemplo, o hatch ficou no 5º lugar dos carros mais emplacados no Brasil, sendo o principal compacto da marca italiana. Ao todo, foram mais de 91 mil unidades vendidas de janeiro a dezembro de 2024.
Atualmente, o Argo está disponível em versões equipadas com motores 1.0 e 1.3 Firefly. O 1.0 de três cilindros entrega até 75 cv, além de 10,7 kgfm de torque. Já o 1.3 de quatro cilindros gera até 107 cv, com 13,7 kgfm de torque. Os dois motores são aliados ao câmbio manual de cinco marchas, enquanto a versão Trekking 1.3 também pode ser adquirida com transmissão automática CVT.
Além das versões com motor 1.3 Firefly, o Argo se destaca pela economia, conforto e bom porta-malas - com 300 litros de capacidade, é o maior da categoria. Ainda assim, o hatch recebe queixas recorrentes dos clientes. Para ajudar o leitor que pensa em comprar o compacto, o Portal Vrum separou os principais problemas apontados pelos donos. Veja abaixo.
Caixa de direção
Em uma rápida pesquisa no site Reclame Aqui, plataforma que permite a interação entre consumidores e empresas, a reportagem encontrou diversas reclamações de donos do Argo com a caixa de direção. Um dos insatisfeitos é Fernando, morador de Belo Horizonte (MG) e dono de uma unidade fabricada em 2019.
"Meu Fiat Argo tem esse problema recorrente na caixa de direção. Todos que têm Argo reclamam disso. O meu é de 2019... Já troquei a caixa de direção duas vezes, sendo uma na garantia e outra por fora. Eu gastei mais de R$ 2.800, não passou nem um ano e meio e já está com problemas novamente. São R$ 2.800 toda vez que quebra e não dura nada", relatou.
Start/Stop
Os clientes da Fiat também mostraram insatisfação com o sistema start/stop, que visa economizar combustível controlando a ignição do carro. Em diversos relatos, os consumidores afirmaram que o problema apareceu pouco tempo depois do veículo sair de fábrica. A maioria apontou dificuldade da marca em encontrar uma solução.
"O start/stop dentro desses 3 anos funcionou pouquíssimas vezes e de forma intermitente", comentou Vinícius, de Niterói (RJ) e proprietário de um veículo de 2021. "Antes do carro completar um ano de uso já acionei a Fiat para a solução do meu problema. O diagnóstico que me deram foi problema com a bateria, sendo que em 3 anos de carro e com poucos km rodados (hoje o meu carro está com aproximadamente 17mil km) a Fiat já solicitou que eu trocasse a bateria (Moura e de fábrica) por 2 vezes", relatou.
Barulhos
Os donos do Argo também relataram barulhos que surgem do motor. Este foi o caso de Nathan, de Cáceres-MT. "Comprei um Fiat Argo pelo bom acabamento interno e design do carro. Porém, o arrependimento bateu quando descobri que o carro faz um barulho incômodo no motor. Vendo alguns relatos de clientes descobri que as concessionárias dizem que o barulho é natural do motor 3 cilindros", disse.
"O fato é que incomoda bastante e irrita os ocupantes do carro. Tem que andar com som alto pra suportar. Não indico o carro. Gastei dinheiro em várias mecânicas que não conseguiam resolver esse problema e agora que contatei a concessionária apenas para ter certeza se não tem algo para fazer no carro e eles cobram um valor muito alto dizem que o carro não tem mais garantia de fábrica, só problema e dor de cabeça", acrescentou.
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