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Rodízio em SP: veja quando volta a restrição veicular

Prefeitura de São Paulo suspendeu a medida por causa do Carnaval

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A cidade de São Paulo sofre com uma nova onda de calor nesta semana
A cidade de São Paulo sofre com uma nova onda de calor nesta semana Foto: Reprodução/Internet

A Prefeitura de São Paulo decidiu suspender o rodízio veicular durante o Carnaval. Em comunicado, a administração municipal informou que os carros poderão circular em tempo integral pelo centro expandido até a Quarta-feira de Cinzas (5). Desta forma, a regra volta a entrar em vigor a partir desta quinta-feira (6)

Além disso, as faixas exclusivas de ônibus estão liberadas para a circulação de veículos e motos apenas na terça-feira (4). Já o estacionamento rotativo pago (Zona Azul) está liberado no dia 4 (terça-feira), desde que não haja regulamentação (sinalização específica) de obrigatoriedade do uso do Cartão Digital aos sábados, domingos e feriados.

Veja como funciona o rodízio em dias úteis:

As restrições são válidas de segunda-feira a sexta-feira nos seguintes horários: das 7h às 10h e das 17h às 20h, conforme o final das placas do carros. Por exemplo, na segunda-feira, os veículos com finais 1 e 2 não podem circular. Veja a tabela abaixo.

  • Segunda-feira: Placas finais 1 e 2

  • Terça-feira: Placas finais 3 e 4

  • Quarta-feira: Placas finais 5 e 6

  • Quinta-feira: Placas finais 7 e 8

  • Sexta-feira: Placas finais 9 e 0

A restrição, porém, acontece apenas em vias do centro expandido da cidade e nas vias que fazem a delimitação do minianel viário. São elas: Marginais Tietê e Pinheiros, Avenida dos Bandeirantes, Avenida Afonso d’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, Avenida Tancredo Neves, Rua das Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo, Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Avenida Salim Farah Maluf.

O rodízio também vale para  a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF). Os motoristas que desrespeitarem a regra estarão sujeitos a uma multa de R$ 130,16, além de receberem quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A história do rodízio

O rodízio de veículos teve início na cidade de São Paulo pela primeira vez em 1997, com o intuito de diminuir o trânsito em horários de pico e reduzir os impactos da poluição atmosférica.

Devido à grande quantidade de veículos em circulação, atualmente estimada em cerca de 9 milhões, segundo o Departamento de Trânsito (Detran-SP), a medida foi criada como uma tentativa de organizar o trânsito, além de ajudar a diminuir a emissão de gases poluentes em áreas mais movimentadas.

Além disso, o rodízio ajuda a aliviar a pressão sobre o sistema viário da capital, especialmente em horários de maior fluxo, como as manhãs e finais de tarde. A cidade paulistana tem um dos trânsitos mais intensos do mundo, e sem o rodízio, engarrafamentos poderiam se tornar ainda piores.

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