O mercado automotivo brasileiro está passando por um período de transição, cada vez apostando mais em SUVs compactos e com motorização híbrida. O recém apresentado Volkswagen Tera tem tudo para ser um dos grandes nomes do mercado nos próximos anos, junto com o Jeep Avenger, modelo que deve tornar a Jeep uma marca mais acessível. Como os modelos se comparam? Confira abaixo:
Tamanho
As dimensões oficiais do Tera ainda são uma grande incógnita. A única informação oficial é o entre-eixos de 2,57 metros, que será exatamente o mesmo utilizado pelo Polo, que também cede o assoalho para o SUV.
O comprimento deve ficar na casa dos 4,10 metros, (o Polo mede 4,05m) enquanto porta-malas não deve ser muito superior aos 300 litros oferecidos pelo Polo.
O Jeep Avenger, por sua vez, já é vendido na Europa, logo, temos dados oficiais. O SUV compacto mede 4,08 metros de comprimento, 2,56 m de entre-eixos, 1,77 m de largura e 1,52 m de altura. O porta-malas possui 355 litros de capacidade.
Caso o modelo seja de fato produzido e comercializado no Brasil, alguns dados de dimensões podem ser alterados.
Motorização
Esse é o ponto mais difícil de prever dos dois modelos. Enquanto o Tera usará o conjunto TSI da Volkswagen, a potência oficial não foi divulgada. A expectativa é pelo motor 1.0 mpi de até 84 cv em uma possível versão de entrada, enquanto a opção topo de linha deve ostentar o 170 TSI de até 116 cv e 16,8 kgfm de torque.
O Avenger é vendido na Europa com motor 1.2 turbo híbrido-leve de 100 cv de potência. Esse motor não é oferecido no Brasil, mas é provável que o modelo, caso seja oferecido por aqui, use o 1.0 T200 fabricado pela Fiat, que entrega 130/125 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.
O modelo europeu conta ainda com uma variante 100% elétrica de 156 cv de potência e 26,5 kgfm de torque, capaz de rodar 400 km segundo o padrão de medição europeu.
O Tera, por sua vez, não conta com nenhuma notícia sobre eletrificação até o momento.
Interior
O Volkswagen aposta em elementos já conhecidos do público brasileiro. O Tera será oferecido com o mesmo painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, carregador de celular sem fio, ar-condicionado digital e multimídia de 10”.
Vale ressaltar que o interior recebeu novos desenhos e plásticos com detalhes diferenciados justamente para se separar do Polo. Os bancos na versão topo de linha terão revestimento em couro de duas cores.
O Avenger também adota uma linguagem horizontalizada do interior, mas usa alternativas mais ousadas. As saídas de ar estão em uma posição mais elevada. A central multimídia também é no estilo flutuante e conta com 10,25 polegadas, mesmo tamanho do painel de instrumentos.
O principal diferencial do Jeep está no seletor de marchas, posicionado no painel do veículo, pouco acima do console central. Isso, junto do freio de estacionamento eletrônico, possibilita um melhor aproveitamento do espaço interno.
O Tera, por sua vez, adota um design mais tradicional com alavanca de câmbio e freio de estacionamento manual.
Mais detalhes sobre pacote de equipamentos, airbags, sistema ADAS, consumo, entre outros, só será possível terminar quando os modelos forem lançados. Apesar do Avenger já ser vendido desde 2023 na Europa, é possível que o pacote de equipamentos para o Brasil seja bem diferente.
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