A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) divulgou nesta segunda-feira os dados oficiais do mercado em fevereiro. As vendas de automóveis, comerciais leves e motos apresentaram um crescimento em relação a janeiro e ao mesmo período de 2024.
O Mercado de automóveis vendeu 134.795 unidades, um crescimento de 9,2% quando comparado com janeiro e 12,05% em comparação com fevereiro do ano passado. Os comerciais leves (picapes, vans, etc) venderam 39.042 unidades, crescendo 7% em relação ao mês anterior.
A queda ficou restrita ao segmento de caminhões, que apresentou queda de 4,56% nos emplacamentos, mas quando comparados com o mesmo período do ano passado, os números ainda são positivos (6,8%).
O automóvel mais vendido em Fevereiro foi a Fiat Strada, com 10.266 unidades emplacadas. Na sequência aparece o Volkswagen Polo, com 7.961 unidades. Na terceira posição aparece o Volkswagen T-Cross, com pouco mais de 6,5 mil emplacamentos.
Mais abaixo aparecem o Toyota Corolla Cross, com 5.351 emplacamentos, seguido de perto pelo Hyundai Creta e suas 4.962 unidades emplacadas. Esses SUVs, que possuem o preço mais elevado, estão à frente do Renault Kwid, um dos carros mais acessíveis do país, que emplacou 4.908 unidades.
Esse bom desempenho também aconteceu com o Honda HR-V, que aparece logo abaixo do Renault e registrou 4.792 unidades vendidas, superando Chevrolet Onix (4.715) e Hyundai HB20 (4.561).
Chama a atenção também a queda no desempenho do Chevrolet Tracker, apenas o 14º automóvel mais vendido, com 4.035 emplacamentos.
O desempenho do Honda Civic híbrido, que emplacou 357 unidades no mês, também merece destaque. Por apenas nove unidades, o sedã da Honda não desbanca o Nissan Sentra, que é bem mais barato, mas não é híbrido.
Por falar em carros eletrificados, a BYD ainda reina no mercado com 3.489 híbridos e 3.474 elétricos vendidos no mês. O maior destaque ficou para a linha Song (2.683) e para o Dolphin Mini (2.399).
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!