A Volkswagen já definiu o futuro dos SUVs T-Cross e Nivus no Brasil. Os SUVs ganharão uma nova geração sobre a plataforma MQB Hybrid, com o T-Cross sendo lançado em 2027 e o Nivus em 2028. A segunda geração dos modelos também abrirão espaço para e eletrificação com o motor 1.5 TSI.
Com a chegada do Tera, a montadora terá mais espaço para reposicionar o T-Cross e Nivus como modelos mais refinados dentro da linha.
Segundo as informações do site Autos Segredos, o Nivus e T-Cross terão uma nova geração baseada na plataforma MQB Hybrid, mais moderna e adaptada para receber motorizações híbridas. O T-Cross será o primeiro a chegar, com lançamento previsto para 2027, enquanto o Nivus virá um ano depois, em 2028.
O site informa também que a Volkswagen vai investir R$ 7,2 bilhões para adaptar a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) para receber a produção dos novos modelos. Atualmente, o T-Cross é fabricado em São José dos Pinhais (PR) e o Nivus já sai da linha de montagem de São Bernardo do Campo (SP).
Para abrir espaço, a fabricante realocará o Virtus para a fábrica do Paraná, e assim deixando a nova geração dos SUVs em São Paulo. Hoje, a unidade de São Bernardo já produz o Polo, o Virtus, a linha Saveiro e o próprio Nivus.
Com a adoção da plataforma MQB Hybrid, os novos T-Cross e Nivus crescerão em dimensões. Além disso, a grande novidade será a motorização híbrida. O motor a combustão será o 1.5 TSI Evo 2 flex, que entregará 150 cv e 25,5 kgfm de torque, os mesmos números do atual 1.4 TSI Flex. Esse motor será fabricado em São Carlos (SP).
Segundo o Auto Segredos, esse motor terá ciclo Miller, um sistema que melhora a eficiência ao deixar as válvulas de admissão abertas durante o ciclo de compressão dos pistões. Com o auxílio do turbo, o ar retorna para os cilindros, otimizando o consumo e o desempenho.
A transmissão também será nova. O câmbio automático conhecido de seis marchas será substituído por uma caixa automatizada de dupla embreagem e sete marchas. Além disso, segundo o Auto Segredos, a Volkswagen confirmou que os SUVs terão uma versão híbrida plug-in (PHEV), que funcionará em conjunto com o motor 1.5 TSI.
Na Europa, essa mesma configuração híbrida plug-in combina dois motores elétricos – um gerador e outro para tração –, resultando em uma potência total de 204 cv. Caso o sistema seja o mesmo no Brasil, o T-Cross e o Nivus PHEV poderão rodar por alguns quilômetros apenas no modo elétrico.
Os investimentos fazem parte da estratégia da Volkswagen para o Brasil, que prevê um aporte de R$ 16 bilhões até 2028, com 16 novos lançamentos no período.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!