A Honda, uma das 10 marcas que mais vende carros no Brasil, é conhecida por fabricar veículos "que não quebram". Porém, a afirmação não é 100% verdadeira, já que os clientes da marca japonesa possuem algumas queixas. Para tirar dúvidas de leitores interessados em comprar carros da marca, o Portal Vrum separou as principais reclamações dos donos da linha City e Fit.
Os modelos foram um "case de sucesso" no país na década passada e continuam agitando o mercado de usados. A segunda geração do City (2015-2021) e a terceira do já extinto Fit (2014-2021), inclusive, possuem diversos fatores em comum, como o conjunto mecânico. Ambos são equipados com o motor 1.5 16V FlexOne, com potência de 116 cv e torque máximo de 15,3 kgfm. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT.
Motor de arranque
Em uma pesquisa no Reclame Aqui, plataforma que permite a interação entre consumidores e empresas, alguns donos de City e Fit criticaram o motor de arranque dos carros. Segundo os relatos, ou os veículos não pegam ou demoram para dar partida. Um dos reclamantes se chama Raimundo, mora em Salvador-BA e tem um City 2016/16.
"Quando tento dar partida no carro, ele não liga. Fui pesquisar sobre o ocorrido na internet e também em varias oficinas. Inclusive, em uma oficina especializada, fui informado que modelos Fit e City de 2015 a 2018 apresentam um problema crônico e de muita frequência no porta escova do motor de arranque", diz.
Câmbio CVT
O câmbio CVT do Honda City e Fit, principalmente dos carros fabricados entre 2016 e 2017, também são alvos de constantes críticas. De acordo com Yuri, residente da cidade de São Paulo e dono de um Fit 2016, ele precisou gastar R$ 10 mil apenas com o conserto.
As principais queixas são de um barulho frequente na transmissão. Dono de um City EXL 2019, Rubens, de Criciúma-SC, disse que seu problema carro teve um problema "catastrófico" no câmbio quando ultrapassou a barreira dos 100 mil kms rodados.
Ferrugem no capô
Por fim, outra critica comum dos donos dos carros da Honda tem relação a ferrugem no capô. Na pesquisa feita pela reportagem, propretários de City e Fit alegaram que o problema apareceu após o fim da garantia.
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