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Será que resolve?

Volkswagen diz que vai resolver o que tem incomodado os consumidores

O problema criado pela própria fabricante, que não agradou o público da forma como era esperado

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Jetta GLI une desempenho esportivo a um visual discreto
Jetta GLI une desempenho esportivo a um visual discreto Foto: Volkswagen/Divulgação

Com a ascensão dos smartphones e a tecnologia touchscreen, as fabricantes automotivas acabaram por colocar cada vez mais centrais multimídias em seus carros para se adequar ao presente. Entretanto, houve uma mudança na Volkswagen, que não agradou tanto o público assim, quando optaram por colocar os comandos sensíveis ao toque no volante.

Os comandos localizados no volante rendem queixas de diversos clientes da marca. Quando a pessoa está dirigindo, ao resvalar no comando, o motorista pode por exemplo trocar de música sem querer. Esse problema tem se tornado uma das principais reclamações dos consumidores da Volkswagen. 


A solução para a fabricante é retomar o uso de botões físicos, que são utilizados ainda em carros mais baratos, como Polo e Saveiro, no Brasil. Modelos mais caros como T-Cross e os importados Jetta e Tiguan passam por esses problemas com os comandos touch. 

 Volkswagen Tiguan Allspace R-Line
O volante do Tiguan, com os comandos touch Foto: Luiz Forelli/Vrum

A ideia de passar a utilizar os comandos sensíveis ao toque veio em 2022, com o projeto de deixar seus carros mais futuristas. Desde então, as reclamações dos consumidores começaram fazendo com que a Volkswagen voltasse atrás com a sua decisão.


A mudança deve ocorrer gradativamente em todos os modelos da linha que possuem os comandos touch, a começar pelo modelo 100% elétrico, ID. 2all, que será lançado em 2026. Os demais carros da marca serão modificados em sequência.


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