A Fiat vem se preparando para dar um gás nas vendas na Europa com o Fiat 500 Torino, a versão híbrida do famoso 500 elétrico, que começa a ser testada em maio. Fabricado em Mirafiori, na Itália, o modelo deve chegar no início de 2026 para atender o público que gosta de carros pequenos, trazendo um motor 1.2 mild hybrid e o mesmo visual charmoso do elétrico – só que com um escape traseiro para marcar a diferença.
Segundo o site italiano Auto.it, a montagem dos protótipos na fábrica de Mirafiori, em Turim, começa em abril de 2025. O plano é construir os primeiros modelos em maio para rodar em testes e ajustar tudo antes do início da fabricação oficial, marcado para novembro. Desta forma, o lançamento ocorre em 2026.
Durante esse período, a fábrica vai parar em abril para instalar equipamentos novos e fazer verificações, suspendendo a produção do 500 elétrico, que volta em maio. É um movimento estratégico para trazer o híbrido ao mercado de forma rápida, aproveitando a base do elétrico.
O nome “Torino” é uma homenagem à cidade de Turim, onde o carro irá nascer, reforçando o orgulho italiano da Fiat. A ideia é conquistar os europeus, que adoram carros compactos, tipo o Fiat Panda, que virou ícone e já ganhou nova geração.
Com as vendas da Stellantis (dona da Fiat) meio mornas na Europa (queda de 7,3% em 2024) e diminuição nas vendas dos elétricos, o 500 Torino chega para tentar tirar essa má fase, oferecendo uma opção híbrida pra quem não quer só elétrico, mas ainda busca economia e praticidade num tamanho pequeno.
O Fiat 500 Torino vai ser quase idêntico ao elétrico no visual, com linhas arredondadas e o jeito retrô. A diferença será para o escape traseiro, já que ele tem motor a combustão.
O conjunto híbrido-leve (MHEV) pode ser o motor 1.2 PureTech mild hybrid de três cilindros que gera 100 cv, alimentado por uma bateria de 48 volts que irá ajudar o compacto a rodar no modo 100% elétrico. É o mesmo conjunto, por exemplo, do Jeep Avenger e do irmão maior, Fiat 600. Outro propulsor citado é o Firefly 1.0 aspirado de 70 cv ligado a uma bateria de 12 volts.
Além disso, a Fiat vai instalar um tanque de combustível na fábrica de Mirafiori, algo que o elétrico não tem, além de adicionar o já citado escapamento traseiro.
A produção em Mirafiori não é só questão de localização – é um símbolo. A fábrica, histórica para Fiat, já faz o 500 elétrico (vendido no Brasil por R$ 214.990) e agora vai abrigar o Torino.
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