A mobilidade elétrica está avançando de forma bem acelerada em carros, motos, ônibus e até mesmo em veículos aéreos, onde os eVtols se apresentam como grande aposta. No setor marítimo, a eletrificação ainda não é comum, mas a América do Sul pode ser pioneira nessa tecnologia, já que o Hull 096 será operado por aqui.
Apesar de construído pelos australianos da Incat Tasmania, o catamarã elétrico promete ser a maior embarcação movida a energia elétrica no mundo e será utilizado para transportar 2.100 passageiros e 225 veículos entre Buenos Aires, na Argentina, e Colonia del Sacramento, no Uruguai.
A embarcação terá 130 metros de comprimento e terá 40 megawatts de energia armazenados nas baterias, que pesam 250 toneladas. A estimativa é que essa quantidade de baterias seja suficiente para percorrer 185 quilômetros.
O trajeto que será percorrido pelo catamarã possui cerca de 50 km e é realizado em três horas. A velocidade máxima será de 46 km/h.
O veículo será operado pela Buquebus, que já faz esse trajeto com catamarãs convencionais, que levam 1h15. A expectativa é que o 096 leve mais tempo para realizar a travessia, já que a velocidade será menor que o atual modelo usado.
Inicialmente, o catamarã deveria ser movido a gás natural liquefeito, mas o projeto foi alterado para se tornar 100% elétrico. O último modelo adquirido pela Buquebus é movido a gás natural e opera na rota Buenos Aires - Montevidéu.
A Incat Tasmania afirma que o modelo será apresentado oficialmente no dia 2 de maio, mas isso não significa que a embarcação estará pronta. Após esta data o interior será finalizado e as baterias serão instaladas. Ainda não se sabe quando o catamarã ficará pronto.
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