Não é de hoje que as empresas do setor automotivo se importam em passar mensagens e não apenas vender carros. Focada na eletrificação nos últimos anos, a Volvo é uma dessas empresas. O mais novo comercial da marca na Arábia Saudita fala sobre acreditar no futuro, já que a marca está retornando ao país.
O que mais chama a atenção é que em nenhum momento os carros da Volvo são apresentados no comercial, que conta somente com imagens de pessoas e desertos, todos gerados com Inteligência Artificial. A única menção sobre Volvo ou eletrificação acontece justamente no final quando aparece o logotipo da marca sueca e da Electro Min, responsável por representar a Volvo na Arábia Saudita.
O que diz o comercial?
“Dizem que alguns sonhos são muito ambiciosos, mas nós nunca acreditamos em limites. Desafios nunca nos seguraram, eles nos impulsionam adiante. Cada obstáculo, cada dúvida, nos moldou em algo ainda mais forte porque progresso não é sobre passado, é sobre o que é possível. E tudo é possível. Essa não é apenas uma volta (à Arábia Saudita), é um retorno, e juntos, nós juramos sempre retornar ainda mais forte”.
Para o portal Adweek, Osama Saddiq, fundador da agência de publicidade Lion, localizada em Dubai e responsável pela propaganda, explicou a decisão de criar um comercial de uma marca de carros sem apresentar um carro.
“Foi uma decisão difícil. O objetivo era contar uma história profundamente humana, através das vozes de sauditas locais. Mostrar um carro causaria distrações da narrativa”, afirmou.
Saddiq classificou o comercial como uma mescla de “renderizações tecnicamente precisas e culturalmente ressonantes para a Arábia Saudita”. “A IA (Inteligência Artificial) atualmente é pouco humanizada, com pouco foco em contar uma história de marca. Nossa abordagem foi diferente. Começamos criando uma narrativa estrategicamente alinhada com o retorno da Volvo à região”, justificou.
John Duggan, gerente regional da Volvo, classificou o comercial como uma “declaração poderosa” e a “fundação em queremos construir nossa história de sucesso no reino (da Arábia Saudita)”.
O comercial tem foco também na imagem de mulheres, que só conquistaram a permissão para dirigir no país em 2018.
No ano passado, a fabricante britânica Jaguar também polemizou com um comercial. Na ocasião, a Jaguar mostrou sua nova identidade visual, revolucionando completamente a marca. A peça publicitária não contava com nenhuma referência à marca ou ao passado da Jaguar e mal dava para identificar que se tratava de uma fabricante de carros.
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